Os fatores determinantes da intangibilidade

Autores/as

  • Eduardo Kazuo Kayo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Herbert Kimura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leonardo Fernando Cruz Basso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elizabeth Krauter Universidade de São Paulo

Resumen

O estudo dos ativos intangíveis tem despertado crescente interesse nos últimos anos. Por força dessa tendência, estudar as empresas que se utilizam intensamente desse tipo de ativo também é igualmente importante. Os ativos intangíveis são responsáveis por grandes mudanças nas características financeiras e operacionais das empresas. Partindo-se dessa suposição, uma questão importante a ser analisada é se existem diferenças significativas entre as empresas intensivas em ativos intangíveis e as empresas intensivas em ativos tangíveis. Assim, este artigo tem por objetivo identificar e analisar os possíveis determinantes econômico-financeiros da intangibilidade das empresas brasileiras. Os resultados mostram que duas variáveis, o endividamento e o tamanho, são importantes na diferenciação entre as empresas intangível-intensivas e tangívelintensivas.

PALAVRAS-CHAVE: Ativos intangíveis; Análise discriminante; Regressão logística.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Kazuo Kayo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor e Mestre em Administração pela FEA – USP.

Herbert Kimura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Administração pela FEA – USP e pela EAESP – FGV. Mestre em Estatística pela IME – USP.

Leonardo Fernando Cruz Basso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. PhD em Economia pela New School of Social Research, Estados Unidos.

Elizabeth Krauter, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela FEA – USP. Mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2008-07-30

Número

Sección

Apresentação