Em busca do entendimento da formação dos hábitos e das rotinas da contabilidade gerencial: um estudo de caso

Autores

  • Reinaldo Guerreiro Universidade de São Paulo
  • Carlos Alberto Pereira Universidade de São Paulo
  • Amaury José Rezende Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Tendo-se em vista a tendência da estabilidade das rotinas da contabilidade gerencial e a dificuldade da introdução prática de novas abordagens conceituais, este estudo tem como objetivo identificar características fundamentais de hábitos e rotinas da contabilidade gerencial. A pesquisa buscou estudar os hábitos e rotinas existentes, bem como novos hábitos e rotinas surgidos a partir da instalação de um processo de mudança nos sistemas de custos e preços de uma empresa comercial familiar de porte médio. Considerando a necessidade de entendimento da situação da empresa antes do processo de mudanças, durante o processo e após a implantação, optou-se pela metodologia de pesquisa–ação. A busca por respostas às questões levantadas durante as observações deu-se com base no arcabouço das teorias institucional e da contingência. Em relação aos resultados do caso estudado, destacam-se: 1. a análise dos impactos de contingências ambientais, tornando ineficazes os hábitos e rotinas de contabilidade gerencial existentes; 2. a dificuldade de mudança nos velhos hábitos e rotinas institucionalizados, empregados de forma inconsciente; 3. o emprego de diferentes estratégias para a institucionalização dos novos conceitos gerenciais.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria institucional; Teoria da contingência; Contabilidade gerencial; Rotina; Hábitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Guerreiro, Universidade de São Paulo

Professor titular e chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Carlos Alberto Pereira, Universidade de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Amaury José Rezende, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Graduação em Contabilidade na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Apresentação