A Sobrevivência das Redes Interorganizacionais: Uma Análise Baseada na Teoria da Dependência de Recursos

Autores

  • Leander Luiz Klein Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Breno Augusto Dinis Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Sobrevivência da Rede. Dependência da organização. Evolução da rede. Teoria da Dependência de Recursos. Competitividade.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é descrever uma proposta teórica para analisar a influência de três facetas da dependência de organização sobre a sobrevivência das redes interorganizacionais: ambiente, outros membros e rede.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: O artigo pode apoiar empresários mostrando tensões da dependência das empresas no mercado e nas redes. O entendimento das mudanças relacionais e benefícios oferecidos pela rede durante a evolução da mesma também impacta sobre a dependência das empresas. Assim, este artigo é original, uma vez que torna a contribuição fundamental para um fluxo de início da pesquisa.

Principais aspectos metodológicos: A conceituação deste estudo é baseada na Teoria da Dependência de Recursos para direcionar a sobrevivência da rede. A metodologia do artigo baseia-se num ensaio teórico para a formação de uma base analítica sobre o assunto. O artigo apresenta o discernimento de uma maneira que lança luz sobre o assunto e prepara o terreno para futuras pesquisas.

Síntese dos principais resultados: Não se aplicam. Neste artigo, nós não fizemos uma investigação empírica.

Principais considerações/conclusões: A conceituação deste estudo foi baseada unicamente na Teoria da Dependência de Recursos para dirigir a sobrevivência da rede. Além disso, pesquisas adicionais são necessárias para validar empiricamente o framework.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leander Luiz Klein, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Estuda e pesquisa na temática de Redes Interorganizacionais, abrangendo os seguintes assuntos: benefícios de redes, formação e desenvolvimento de redes, motivos para saída das empresas da rede, mudanças em rede, e  dependência empresas - rede.

Breno Augusto Dinis Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Curso de Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2016-09-15

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial