A Coprodução da Inovação: Um Estudo de Caso em um Hospital de Reabilitação
Palavras-chave:
Inovação. Interação. Coprodução. Hospital. Prontuário eletrônico.Resumo
Objetivo: Compreender como o usuário, o prestador/fornecedor e o tomador de decisão, interagem no processo inovativo, bem como identificar como se dá a ocorrência da coprodução.
Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Há indícios de que a inovação deriva, dentre outros fatores, de elementos que caracterizam a coprodução. Estudos envolvendo coprodução de inovação são escassos. O presente trabalho contribui para o aumento do conhecimento teórico no campo da inovação em hospitais, principalmente no que se refere a coprodução de inovação.
Principais aspectos metodológicos: É um estudo qualitativo, com estratégia de estudo de caso. Levantamento de dados por meio de entrevistas e pesquisa documental. Análise dos dados por meio da técnica de análise de conteúdo.
Síntese dos principais resultados: A lógica de desenvolvimento de produtos ainda é aplicada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o hospital, na contramão da lógica de serviços, que pressupõe a interação do cliente com o fornecedor. Os resultados também sugerem a possibilidade de relacionamento entre capacidade de inovação e ocorrência da inovação, apontando a necessidade de se testar esse relacionamento em trabalhos futuros.
Principais considerações/conclusões: É necessário compreender e investigar os mecanismos que propiciam a interação dos usuários, da concepção à implementação da inovação. Também é importante investigar se os elementos que caracterizam a coprodução são relevantes para explicar a inovação em hospitais, pois foram identificados elementos relacionados ao conceito de capacidade de inovação que merecem ser melhor compreendidos, inclusive em contextos de hospitais públicos e privados.
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