A Coprodução da Inovação: Um Estudo de Caso em um Hospital de Reabilitação

Autores

  • Regis Silas Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG.
  • Antonio Isidro da Silva Filho Universidade de Brasília
  • Lear Valadares Vieira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Inovação. Interação. Coprodução. Hospital. Prontuário eletrônico.

Resumo

Objetivo: Compreender como o usuário, o prestador/fornecedor e o tomador de decisão, interagem no processo inovativo, bem como identificar como se dá a ocorrência da coprodução.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Há indícios de que a inovação deriva, dentre outros fatores, de elementos que caracterizam a coprodução. Estudos envolvendo coprodução de inovação são escassos. O presente trabalho contribui para o aumento do conhecimento teórico no campo da inovação em hospitais, principalmente no que se refere a coprodução de inovação.

Principais aspectos metodológicos: É um estudo qualitativo, com estratégia de estudo de caso. Levantamento de dados por meio de entrevistas e pesquisa documental. Análise dos dados por meio da técnica de análise de conteúdo.

Síntese dos principais resultados: A lógica de desenvolvimento de produtos ainda é aplicada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o hospital, na contramão da lógica de serviços, que pressupõe a interação do cliente com o fornecedor. Os resultados também sugerem a possibilidade de relacionamento entre capacidade de inovação e ocorrência da inovação, apontando a necessidade de se testar esse relacionamento em trabalhos futuros.

Principais considerações/conclusões: É necessário compreender e investigar os mecanismos que propiciam a interação dos usuários, da concepção à implementação da inovação. Também é importante investigar se os elementos que caracterizam a coprodução são relevantes para explicar a inovação em hospitais, pois foram identificados elementos relacionados ao conceito de capacidade de inovação que merecem ser melhor compreendidos, inclusive em contextos de hospitais públicos e privados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regis Silas Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG.

Departamento de Áreas Acadêmicas I

Turismo e Hospitalidade

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA - Universidade de Brasília

Antonio Isidro da Silva Filho, Universidade de Brasília

Doutor em Administração - UnB

Professor do Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA

Lear Valadares Vieira, Universidade de Brasília

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA - Universidade de Brasília - UnB.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-09-15

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial