Diversidade: Reconhecimento da Différance ou Diferença Tolerada? Um Estudo Sobre a Percepção de Profissionais dos Segmentos da Mineração e Siderurgia

Autores

  • Cacilda Nacur Lorentz Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde
  • Alexandre de Pádua Carrieri CEPEAD - UFMG
  • Antonio Del Maestro Filho CEPEAD - UFMG
  • Luiz Cláudio de Lima Faculdade IBMEC – BH, Departamento de Administração

Palavras-chave:

Diversidade. Grupos Minoritários. Diferença. Reconhecimento. Tolerância.

Resumo

Objetivo: Compreender a diversidade no contexto organizacional.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Existem poucos estudos críticos sobre o tema, aqui fundamentados nas ideias de Derrida (2002) e na teoria do reconhecimento de Honneth (2003). Relaciona a diversidade com a construção da identidade dos indivíduos e remete ao conceito de tolerância, possibilitando uma discussão sobre o reconhecimento (ou não) das diferenças.

Principais aspectos metodológicos: Pesquisa qualitativa, realizada em organizações dos segmentos de mineração e siderurgia. Os dados foram coletados por meio da realização de grupos focais e submetidos à análise de discurso.

Síntese dos resultados: Constatou-se dificuldade de convívio com pessoas pertencentes a grupos diversos. Associou-se a diversidade à diferença e ao tema reconhecimento. Evidenciou-se que a diversidade deveria ser gerida no contexto organizacional, mas a diversidade que entra na agenda das empresas analisadas, inclusive nas práticas de RH, é a diversidade tolerável.

Principais considerações/conclusões: Os grupos minoritários ainda carecem de reconhecimento, prevalecendo à valorização de um grupo em detrimento de outros. Reconhecer diferenças é algo desafiador, haja vista a distância que se instaura entre os processos reflexivos e a prática empresarial. Por fim, ressalta-se a necessidade de promover ações que visem à igualdade de oportunidades de tratamento aos diversos grupos existentes na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cacilda Nacur Lorentz, Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde

Doutora em Administração pela UFMG, Mestre em Administração e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Graduada em Psicologia. Atualmentre é Professora da Universidade FUMEC e coordenadora do setor FUMEC Carreiras. Tem ampla experiência em Gestão  e Consultoria na área de Gestão de Pessoas. Também atua  como Professora de graduação e  cursos diversos de pós-graduação.

Alexandre de Pádua Carrieri, CEPEAD - UFMG

 Professor Titular UFMG. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Desde 2002 é Professor da Universidade Federal de Minas Gerais/Face/Cad/Cepead. Coordenador do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade.

Antonio Del Maestro Filho, CEPEAD - UFMG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da FACE/UFMG  (área de organização e recursos humanos), dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.   

Luiz Cláudio de Lima, Faculdade IBMEC – BH, Departamento de Administração

Doutor em Administração pela universdade FUMEC, mestrado em engrenharia da produção pela UFSC, professor universitário de graduação e pós-graduação. Consultor organizacional

Downloads

Publicado

2016-09-15

Edição

Seção

Gestão Humana e Social