Recrutamento Online de Pessoas com Deficiência: A Tecnologia em Favor da Diversidade?

Autores

  • Michelle Pinto de Lima Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Palavras-chave:

Recrutamento. Websites. Pessoas com Deficiência. Acessibilidade. Usabilidade.

Resumo

Objetivo: analisar o Recrutamento via Web para pessoas com deficiência.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Poucos estudos sobre usabilidade e acessibilidade em websites de recrutamento para pessoas com deficiência no mundo. Nenhum utilizou anúncios da Web para análise. No Brasil, nenhum sobre e-Recrutamento para pessoas com deficiência foi encontrado.

Principais aspectos metodológicos: Estudo descritivo e de natureza qualitativa. Procurou-se analisar anúncios disponibilizados em Websites direcionados exclusivamente para o recrutamento de pessoas com deficiência. Categorias de análise: o conteúdo dos anúncios, a acessibilidade e a usabilidade dos mesmos. Análise por meio do teste de validação automática de acessibilidade a partir da utilização de uma ferramenta (Hera).

Síntese dos principais resultados: Todos os sites apresentam erros que dificultam a acessibilidade e usabilidade das páginas. O grande número de currículos cadastrados e ofertas de emprego disponíveis nos sites denotam que o Recrutamento Online está alcançando o objetivo de atrair candidatos e empresas. Em relação ao conteúdo, além daquelas pertinentes a todo e qualquer emprego, há questões ligadas a este público específico, tais como disponibilidade de acessibilidade na empresa, aparelhos permitidos pelo contratante, utilização de filtros por tipo de deficiência do candidato e necessidade especial requerida pela empresa.

Principais considerações/conclusões: Empresas especializadas neste tipo de Recrutamento precisam conhecer as experiências de uso na Web de pessoas com os mais diversos tipos de deficiência que buscam emprego. Embora os anúncios contemplem diversas informações relativas à oferta de emprego, há clara demonstração de que não estão preparadas para receber trabalhadores com deficiência. Além disso, precisam de melhor orientação quanto à eliminação de práticas de discriminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Pinto de Lima, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Docente na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI - MG., na área de Recursos Humanos, lotada no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA - e graduada nos cursos Bacharelado em Administração e Bacharelado, Licenciatura e Clínica em Psicologia pela UESPI.

Downloads

Publicado

2016-04-20

Edição

Seção

Gestão Humana e Social