Fatores Competitivos que Afetam a Decisão de Investimento Estrangeiro Direto no Brasil

Autores

  • Félix Alfredo Larrañaga Uninove SENAC FDC FEA/USP
  • Celso Claudio de Hildebrand e Grisi Universidade de São Paulo - FEA/FIA
  • Alessandra de Ávila Montini Universidade de São Paulo - FEA

Palavras-chave:

Investimento produtivo internacional. Investimento direto estrangeiro. Ambiente competitivo. Competitividade. Produtividade.

Resumo

Objetivo: explorar, descrever e explicar a relação entre a disposição de um investidor internacional a investir no Brasil e o ambiente competitivo brasileiro, com a finalidade de identificar os fatores de estímulo existentes.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: radica no fato de utilizar a análise multivariada para estabelecer e explicar a relação entre diversas variáveis quantitativas.

Principais aspectos metodológicos:  a identificação dessas relações resultou da aplicação de uma análise canônica entre o investimento estrangeiro como fluxo de entrada e acumulação e uma série de variáveis explicativas representantes do ambiente competitivo brasileiro. Os dados utilizados correspondentes ao período 1997 a 2011, foram levantados a partir de fontes nacionais e internacionais.

Síntese dos principais resultados: a análise mostrou uma forte correlação entre o investimento direto estrangeiro no Brasil e alguns indicadores do ambiente competitivo do país.

Principais considerações/conclusões: determinou-se que existe uma forte correlação entre o investimento produtivo internacional e o ambiente competitivo Brasileiro nas duas funções canônicas geradas. As variáveis explicativas relevantes que estimulam a escolha do Brasil como destino do IDE, são o bem-estar da sociedade, a produtividade do trabalho e as importações. O trabalho oferece uma ferramenta simples de análise prévia à decisão de investir.

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Biografia do Autor

Félix Alfredo Larrañaga, Uninove SENAC FDC FEA/USP

Doutor em Ciências Sociais (Política)

Mestre em Ciências Sociais (Relações Internacionais)

Engenheiro Mecânico Aeronáutico

Logística e Operações

Celso Claudio de Hildebrand e Grisi, Universidade de São Paulo - FEA/FIA

Mestre e Doutor pela FEA/USP
Professor Livre-Docente pela FEA/USP
Professor Titular na área de Marketing - FEA/USP
Professor dos cursos de MBA da FIA/Fipecap/fipe
Coordenador cursos MBA da FIA/FEA/USP
Diretor de desenvolvimento de negócios da FIA

Alessandra de Ávila Montini, Universidade de São Paulo - FEA

Doutora em Administração pela FEA/USP

Mestra em Administração pela FEA/USP

Bacharel em Estatística pelo IME-USP

Professora de Métodos Quantitativos e Informática FEA/USP

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Publicado

2016-02-12

Edição

Seção

Finanças Estratégicas