Embeddedness Estrutural e Espacial em Redes Estratégicas: Efeitos Atitudinais no Nível das Díades

Autores

  • Cristiano de Oliveira Maciel Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR.
  • Marinês Taffarel Professora do do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO.
  • Camila Camargo Professora do curso de Administração na Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave:

embeddedness estrutural, embeddedness espacial, similaridade diádica, rede, MRQAP

Resumo

O objetivo no presente trabalho é dimensionar os efeitos da imersão (embeddedness) estrutural e espacial sobre a similaridade atitudinal dos agentes de uma rede estratégica caracterizada como arranjo produtivo local (APL). O referencial discorre sobre o embeddedness estrutural e espacial em redes estratégicas e também sobre a similaridade atitudinal dos agentes. Argumenta-se que o grau de similaridade entre dois agentes, em termos de embeddedness estrutural e de embeddedness espacial, será relacionado ao grau de similaridade atitudinal em redes estratégicas do tipo arranjo produtivo local. Mais especificamente, defende-se aqui que a identificação dos agentes com sua rede e a avaliação que esses agentes fazem do desempenho da coordenação da rede em buscar suporte externo para desenvolvimento do arranjo figuram como duas variáveis importantes em termos de grau de cooperação entre os agentes e desempenho coletivo e individual. Como facilitador ou inibidor das interações o embeddedness espacial é o elemento que tem potencial para complementar mais prontamente a análise da influência do embeddedness estrutural sobre a similaridade entre atores sociais no que concerne ao maior grau de concordância atitudinal ou uniformidade comportamental. A análise ocorreu no nível diádico por considerar esse o lócus micro de reprodução e transformação de lógicas ou padrões sociais de maior espectro e que, portanto afetam o sistema da rede e até o nível societal como um todo. Para teste das hipóteses foi empregado o MRQAP (Multiple Regression Quadratic Assignment Procedure). O número de observações foi de 600 díades geradas a partir de 25 organizações. Os resultados evidenciaram que a similaridade em prestígio estrutural e em grau de clusterização do ego se relacionam positivamente com a similaridade na identificação do agente com a rede. Em relação ao embeddedness espacial comprovou-se a hipótese de que a proximidade geográfica entre os agentes se relaciona positivamente com a similaridade na avaliação de desempenho da coordenação da rede em relação a buscar suporte externo para desenvolvimento do APL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano de Oliveira Maciel, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR.

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da PUCPR. Doutor pela PUCPR. Interesses de pesquisa: redes intra e interorganizacionais, construção social das organizações e do management.

Marinês Taffarel, Professora do do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO.

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO.Interesses de pesquisa: administração e finanças.

Camila Camargo, Professora do curso de Administração na Universidade Federal do Paraná.

Doutora pela PUCPR. Interesses de pesquisa: estratégia.

Downloads

Publicado

2014-05-09

Edição

Seção

Fórum Especial Temático sobre Alianças Estratégicas e Redes de Alianças