Formação baseada em competências? Um estudo em cursos de Graduação em Administração
Palavras-chave:
Competencies, Education, Undergraduate courses, Pedagogical project, Business Administration.Resumo
Recentes propostas de mudanças na educação nacional, que acompanham tendências internacionais da Educação para o século XXI, vêm incorporando a noção de competências como norteadora da organização curricular e dos projetos pedagógicos em todos os níveis da educação no País. Diante desse cenário, propõe-se um estudo acerca da inserção dessa “noção” em cursos de graduação em Administração, visando contribuir com as reflexões acerca da formação de competências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de casos múltiplos, em oito Instituições de Educação Superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados apontam que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Nesse sentido, não se pode afirmar que os cursos estejam voltados para formar competências nos alunos.
PALAVRAS-CHAVE
Competências; Educação; Graduação; Projeto Pedagógico; Administração.
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