A Produção Científica Brasileira sobre a Gestão de Recursos Humanos entre 2001 e 2010

Autores

  • Pedro Paulo Murce Meneses Universidade de Brasília/ Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Francisco Antônio Coelho Junior Universidade de Brasília/ Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Rodrigo Rezende Ferreira Universidade de Brasília/ Departamento de Administração
  • Tatiane Paschoal Universidade de Brasília/ Departamento de Administração
  • Antônio Isidro Filho Universidade de Brasília/ Programa de Pós-Graduação em Administração

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Humanos, Administração de Recursos Humanos, Administração de Pessoal.

Resumo

Em 1990, conforme revisão de literatura empreendida na área de gestão de recursos humanos, prevaleciam os estudos de caso como método de pesquisa. Desde então, a exemplo da gestão por competências, novos modelos, sistemas e tecnologias passaram a integrar o rol de prescrições da área.  Considerando que o estudo de caso tem reduzido potencial de validade externa, questiona-se até que ponto, mantida a tradição metodológica das pesquisas notada na referida década, há suporte empírico para toda a sorte de normativos que imperam nas vias profissionais, e mesmos acadêmicas, da área de gestão de pessoas. É nesse sentido que o presente estudo caracteriza a produção nacional sobre a gestão de pessoas entre 2001 a 2010 veiculada em todos os 121 periódicos nacionais, da área de administração, ciências contábeis e turismo, classificados entre A1 e B4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e cujas linhas editoriais abarcavam temáticas relacionadas direta e indiretamente com o foco proposto. Com a utilização de filtros arbitrados por 18 juízes especialmente treinados para a tarefa, foram analisados 197 artigos cujas temáticas centrais versavam sobre modelos, sistemas, tecnologias e políticas e práticas de recursos humanos. Os resultados evidenciaram um campo marcado por estudos teórico-empíricos que descrevem facetas da gestão de funções de recursos humanos, sobretudo a da avaliação, a partir da percepção de públicos diversos amostrados de modo não probabilístico em uma organização por vez; cujo acesso transversal se deu por levantamentos de opinião e estudos de casos operados por questionários e entrevistas que resultaram no uso prevalente de técnicas estatísticas e de análise de conteúdo. Assim, considera-se que o conhecimento acumulado não permite as devidas generalizações que recorrentemente se constata nas obras técnico-científicas da área. Observações sobre a metodologia empregada na maioria dos estudos, sobretudo no que se refere ao método de pesquisa e aos procedimentos de amostragem optados, revelam que a produção da área mais serve ao propósito de descrever, ou mesmo explicar, a dinâmica dos temas pesquisados no lócus em que foram aplicados do que de gerar ideais normativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Murce Meneses, Universidade de Brasília/ Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, onde desenvolve estudos sobre políticas e práticas estratégicas de recursos humanos na administração pública.

Francisco Antônio Coelho Junior, Universidade de Brasília/ Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, onde desenvolve estudos sobre aprendizagem e desempenho humano e organizacional.

Rodrigo Rezende Ferreira, Universidade de Brasília/ Departamento de Administração

Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professor do Departamento de Administração da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, onde desenvolve estudos sobre treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas.

Antônio Isidro Filho, Universidade de Brasília/ Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, onde desenvolve estudos inovação e estratégia em gestão de recursos humanos.

Downloads

Publicado

2014-09-10

Edição

Seção

Gestão Humana e Social