Rede de co-autorias entre docentes de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em administração: aspectos estruturais e dinâmica de relacionamento

Autores

  • Cristiane Marques de Mello Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • João Marcelo Crubellate Universidade Estadual de Maringá
  • Luciano Rossoni Universidade Positivo

Resumo

Este artigo descreve e analisa características e mudanças ocorridas na configuração da rede de co-autorias formada por professores de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em Administração no período de 2001 a 2006. O referencial empírico compreendeu 703 professores vinculados a programas nacionais de pós-graduação em Administração. Para a análise das redes sociais e co-autorias das publicações utilizamos os softwares UCINET 6 e PAJEK 1.21. Houve significativo crescimento no número de co-autorias de um triênio para o outro (2001-2003 e 2004-2006). O aumento na interação entre pesquisadores pode ter ocorrido devido a mudanças nos critérios de avaliação da Capes, formação de novos grupos de pesquisa e/ou amadurecimento dos já existentes, busca por maior qualidade das pesquisas, elevação do grau de especialização no campo científico, metodologia predominante nas disciplinas, dentre outros. Os resultados sugerem que a área está aquiescendo às exigências dos órgãos oficiais de credenciamento da pós-graduação. 

 

Palavras-chave: redes sociais; pós-graduação; docentes; produção científica; co-autorias

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Marques de Mello, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão e da Faculdade Integrada de Campo Mourão.

João Marcelo Crubellate, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Luciano Rossoni, Universidade Positivo

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade Positivo.

Downloads

Publicado

2009-08-20

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial