Uma investigação sobre o ator consumidor na rede de pirataria e uma proposta de alternativa de estratégia de combate
Palavras-chave:
Desenvolvimento empresarial, Redes de negóciosResumo
O objetivo deste artigo é investigar as percepções e representações sociais do consumidor na rede de pirataria e propor uma alternativa de princípio estratégico de combate a esse comércio ilegal a partir de um modelo de rede que inclui o ator consumidor. A afirmativa básica é que a pirataria se organiza no formato de rede, onde o consumidor é um ator importante; que mantém a rede devido às suas específicas percepções e representações sociais sobre o governo, sobre as empresas fabricantes, sobre os camelôs e sobre si próprio; percepções estas que abrangem mais do que o preço, que é o fator mais pesquisado no tema de pirataria. A base teórica de apoio é o conceito de rede social que existe como pano de fundo nas redes de negócios, com seus fatores de interdependência, comprometimento, expectativas e representações sociais, bem como o conceito de nó, que é a unidade de estudo das redes. Realizou-se uma pesquisa com grupos de adolescentes e adultos e os dados mostraram a presença de representações sociais positivas sobre a ponta da pirataria, que é o camelô; e representações sociais negativas sobre o governo e as empresas que combatem a ilegalidade. Nas conclusões mostra-se que há um ganho de compreensão quando se inclui o ator consumidor na rede, tanto no que se refere à manutenção do comércio pirata, quanto às estratégias de combate. Como conclusão secundária importante, considerando os resultados abaixo do esperado por parte do governo no combate à pirataria, sugere-se um princípio estratégico a partir das redes sociais. A premissa da proposta é que só se combate uma rede a partir de outra rede, conforme atestam alguns exemplos de organizações sociais e comerciais.
Palavras chave
Consumidor, pirataria, redes, estratégias de combate
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