Governança corporativa: uma análise da relação do conselho de administração com o valor de mercado e desempenho das empresas brasileiras
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar a relação entre a composição do Conselho de Administração, com o valor de mercado e desempenho das empresas brasileiras de capital aberto. Para tanto, foram utilizadas regressões múltiplas hierárquicas que permitem identificar não somente a relação das principais variáveis independentes selecionadas, mas, além disso, considerar os efeitos de outras características das empresas que também interferem no valor de mercado e desempenho. Como resultado, destaca-se que a composição do conselho tem exercido mais influência no valor de mercado das companhias do que no desempenho delas. A quantidade total de conselheiros mostrou-se positivamente relacionada tanto com o valor de mercado quanto com o desempenho. Também constatou-se que as características das empresas, como endividamento e o seu tamanho, quando interagem com as características do Conselho de Administração, sugerem que as recomendações do código de governança corporativa surtem efeitos diferentes nas empresas, conforme as suas características individuais.
Palavras chave: Governança Corporativa; Valor de Mercado; Desempenho Empresarial
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