Grau de internacionalização de empresas brasileiras de manufaturados e a influência de fatores organizacionais e estratégicos

Autores

  • Luiz Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar quais os fatores organizacionais influenciam o processo estratégico internacional. Pretende, também, analisar a influência dos fatores organizacionais e estratégicos sobre o grau de internacionalização da firma em termos de indicadores financeiros e não-financeiros de desempenho, respectivamente, volume de vendas e dispersão geográfica. Realizou-se um survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que fatores organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. O grau de internacionalização das empresas pesquisadas mostra-se influenciado pelo fator organizacional associado à experiência internacional e pelos fatores estratégicos associados ao modo deliberado de formação estratégica (top-down) e a escolha de parcerias internacionais.

 

Palavras-chave: Internacionalização, processo estratégico internacional, características organizacionais, grau de internacionalização da firma.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor e pesquisador da Faculdade de Novos Horizontes.

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Publicado

2009-08-20

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial