Alinhamento das prioridades competitivas entre compradores e vendedores de máquinas e equipamentos

Autores

  • Roberto Giro Moori Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alexandre Nabil Ghobril Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Este trabalho objetiva verificar o alinhamento das prioridades competitivas entre fabricantes de alimentos e seus fornecedores e fabricantes de equipamentos. Fundamentado em uma pesquisa exploratória descritiva, os dados foram coletados junto a gestores das áreas de operações das empresas da amostra. Foram obtidas 77 respostas de empresas alimentícias e 55 de equipamentos. Os dados tratados estatisticamente revelaram que: a) no âmbito de cadeia de suprimentos de máquinas e equipamentos o fator "qualidade" foi a principal prioridade competitiva alinhada entre clientes, fabricante de alimentos e fornecedores de equipamentos; b) no âmbito de empresas usuárias de máquinas e equipamentos, houve evidências de trade-off entre as variáveis ‘reduzir estoques' e ‘entrega rápida'. Essas revelações permitiram concluir que: a) a ‘Qualidade' é utilizada como amalgama da estratégia corporativa com a unidade de negócios e de proteção a novos entrantes; b) o uso de trade-off como instrumento para aproveitamento máximo da capacidade produtiva das máquinas e equipamentos.

Palavras-chave: Trade-offs, Trade-ons, Fabricantes de máquinas e equipamentos, Prioridades competitivas, Alinhamento estratégico de prioridades competitivas. 

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Biografia do Autor

Roberto Giro Moori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Engenharia da Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Professor titular do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Alexandre Nabil Ghobril, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração do Programa de Pós-Graduação e Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

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Publicado

2009-06-18

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial