Crescimento sustentável da indústria de plásticos criando estratégias de ação

Autores

  • James T. C. Wright Universidade de São Paulo
  • Renata A. Giovinazzo Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Resumo

As empresas que produzem plásticos enfrentam o enorme desafio de como assegurar a sustentabilidade de um setor cujos produtos, uma vez descartados, levam mais de 300 anos para a degradação. No Brasil, o consumo per capita de plásticos passará de aproximadamente 20 kg/ano para cerca de 35 kg/ano em 2010, totalizando 6,5 milhões de toneladas/ano. Diante desse contexto, e da necessidade de o setor estabelecer as bases para um crescimento ambientalmente sustentável, os autores propõem um programa de ação para incrementar a reciclagem de plásticos no País. Foi utilizada uma metodologia de Estruturação para Mudança, com aplicação das técnicas Análise e Estruturação de Modelos e Delphi para a definição de estratégias e ações para o setor, a partir de uma visão integrada do problema.

PALAVRAS-CHAVE: Setor de plásticos; Estratégias setoriais; Sustentabilidade; Mapa estratégico; Impactos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James T. C. Wright, Universidade de São Paulo

Engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie. Mestre em Engineering Management pela Vanderbilt University (EUA). Doutor em Administração de Empresas pela FEA-USP. Coordenador do Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração, onde implantou e coordena o Programa MBA Executivo Internacional. Professor da Área de Política de Negócios e Economia de Empresas do Departamento de Administração da FEA-USP.

Renata A. Giovinazzo, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Economista pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutoranda em Administração de Empresas pela FEA-USP, na área de Política de Negócios e Economia de Empresas. Atua como coordenadora de pesquisas e consultora em projetos do Programa de Estudos do Futuro. Assistente acadêmica do Programa MBA Executivo Internacional da FIA. Professora auxiliar na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).

Publicado

2008-07-22

Edição

Seção

Apresentação