Caminhos e Desafios para a Inserção da Sustentabilidade Socioambiental na Formação do Administrador Brasileiro

Autores

  • Claudio Senna Venzke Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Luis Felipe Machado do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

sustentabilidade socioambiental, educação, pluralidade epistemológica, reflexividade, Administração.

Resumo

As características únicas da sustentabilidade socioambiental têm um efeito profundo no modo como as instituições acadêmicas devem gerar conhecimento para incluí-la nos seus objetivos, sendo um dos papeis da academia a geração de pesquisa interdisciplinar e de conhecimento científico baseados na resolução de problemas na sociedade. Neste ensaio, argumenta-se que as instituições de ensino brasileiras que formam administradores, com a base epistemológica atual, não são capazes de resolver completamente questões relacionadas a esta sustentabilidade. Desta forma, reflete-se sobre caminhos para a geração de arranjos de conhecimentos voltados à inserção da sustentabilidade socioambiental nos cursos de Administração brasileiros. Este ensaio busca relacionar as ideias sobre complexidade, com proposições de autores que visualizam as relações entre as estruturas e os processos, sendo bases para a construção de um arranjo no conhecimento para a sustentabilidade, com características pluralistas e reflexivas, para os cursos de Administração brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Senna Venzke, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre e doutorando em Administração  pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor de Administração e Gestão Ambiental na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Luis Felipe Machado do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Economia e Meio Ambiente pela UNIVERSITÄT GESAMTHOCHSCHULE KASSEL, Alemanha

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Downloads

Publicado

2013-03-13

Edição

Seção

Educação para Sustentabilidade: Desafios para a Formação da Nova Geração de Administradores