Um Espelho, um Reflexo! A Educação para a Sustentabilidade como Subsídio para uma Tomada de Decisão Consciente do Administrador
Palavras-chave:
Educação para a Sustentabilidade, Tomada de decisão, Comportamento de Consumo, Consciência, Administrador.Resumo
Mudar comportamentos a partir da conscientização desponta como fator essencial para romper com os padrões de produção e consumo vigentes, os quais exigem recursos naturais que, em pouco tempo, podem deixar de existir. Para que uma nova visão possa emergir na sociedade é necessário que haja um processo de mudança na responsabilidade tanto de produtores quanto de consumidores. Nesta perspectiva, a educação surge como agente de transformação, ao sensibilizar e estimular o indivíduo a exercer seu papel de consumidor-cidadão. Neste contexto, podem ser considerados três níveis de comportamento de consumo: Ser consciente (prática inerente do ser humano), Estar consciente (preocupações individuais e pontuais para os impactos no meio), e Ter consciência (incorpora seu impacto e se preocupa com a coletividade). Diante disto, entende-se que as mudanças também estão presentes no ambiente empresarial, com esses indivíduos enquanto tomadores de decisão. Assim, parte-se do pressuposto que a Educação para a Sustentabilidade (EpS) nos cursos de graduação em Administração atua como subsídio para uma tomada de decisão consciente por parte do futuro gestor. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo compreender como a EpS pode interferir nos comportamentos conscientes de alunos de Administração, na cidade de Recife-PE. Para tanto, utilizou-se como base teórica a relação entre Sustentabilidade e a Educação Superior, Consumo Consciente e tomada de decisão consciente. A abordagem metodológica adotada foi quantitativa, cuja fase inicial buscou identificar o comportamento de consumo consciente de alunos em Instituições de Ensino Superior da cidade, os quais a partir de uma análise fatorial poderiam ser classificados em três níveis: Ser consciente, Estar consciente ou Ter consciência. Assim, as discussões posteriores realizadas sugerem, considerando o papel de intensificador aqui assumido pelo nível “Estar consciente” dos alunos, a possibilidade de atuação da EpS como espelho para que novos comportamentos e ações sejam incorporadas na formação desse futuro gestor e que os reflexos dessa nova visão possam ser disseminados como compromisso por uma sociedade mais sustentável. Com isso, a contribuição do estudo está em alinhar a ideia de consciência à tomada de decisão, a partir da EpS.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.