Um Espelho, um Reflexo! A Educação para a Sustentabilidade como Subsídio para uma Tomada de Decisão Consciente do Administrador

Autores

  • Renata Czykiel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paola Schmitt Figueiró Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Wagner Soares Fernandes dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ulysses Paiola Galvão Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação para a Sustentabilidade, Tomada de decisão, Comportamento de Consumo, Consciência, Administrador.

Resumo

Mudar comportamentos a partir da conscientização desponta como fator essencial para romper com os padrões de produção e consumo vigentes, os quais exigem recursos naturais que, em pouco tempo, podem deixar de existir. Para que uma nova visão possa emergir na sociedade é necessário que haja um processo de mudança na responsabilidade tanto de produtores quanto de consumidores. Nesta perspectiva, a educação surge como agente de transformação, ao sensibilizar e estimular o indivíduo a exercer seu papel de consumidor-cidadão. Neste contexto, podem ser considerados três níveis de comportamento de consumo: Ser consciente (prática inerente do ser humano), Estar consciente (preocupações individuais e pontuais para os impactos no meio), e Ter consciência (incorpora seu impacto e se preocupa com a coletividade). Diante disto, entende-se que as mudanças também estão presentes no ambiente empresarial, com esses indivíduos enquanto tomadores de decisão. Assim, parte-se do pressuposto que a Educação para a Sustentabilidade (EpS) nos cursos de graduação em Administração atua como subsídio para uma tomada de decisão consciente por parte do futuro gestor. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo compreender como a EpS pode interferir nos comportamentos conscientes de alunos de Administração, na cidade de Recife-PE. Para tanto, utilizou-se como base teórica a relação entre Sustentabilidade e a Educação Superior, Consumo Consciente e tomada de decisão consciente. A abordagem metodológica adotada foi quantitativa, cuja fase inicial buscou identificar o comportamento de consumo consciente de alunos em Instituições de Ensino Superior da cidade, os quais a partir de uma análise fatorial poderiam ser classificados em três níveis: Ser consciente, Estar consciente ou Ter consciência. Assim, as discussões posteriores realizadas sugerem, considerando o papel de intensificador aqui assumido pelo nível “Estar consciente” dos alunos, a possibilidade de atuação da EpS como espelho para que novos comportamentos e ações sejam incorporadas na formação desse futuro gestor e que os reflexos dessa nova visão possam ser disseminados como compromisso por uma sociedade mais sustentável. Com isso, a contribuição do estudo está em alinhar a ideia de consciência à tomada de decisão, a partir da EpS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-03-13

Edição

Seção

Educação para Sustentabilidade: Desafios para a Formação da Nova Geração de Administradores