Atitude Empreendedora: Validação de um Instrumento de Medida com base no Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item
Palavras-chave:
Atitude, Atitude Empreendedora, Empreendedorismo, Teoria de Resposta ao Item, Medidas e Métodos.Resumo
A escala IMAE – Instrumento de medida de Atitude Empreendedora, desenvolvida por Souza e Lopes Jr. (2005) contém duas dimensões: Prospecção e Inovação, e Gestão e Persistência. Com base nessa escala, com a finalidade de verificar a validade e o intervalo em que propicia a medida da Atitude Empreendedora, além de verificar sua capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o objetivo deste artigo é validar a escala IMAE por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item, que revolucionou a teoria de medidas. A Teoria da Resposta ao Item (TRI), construtos da Psicologia utilizados em estudos de discriminação de respostas, em especial em grandes amostras de respondentes a um determinado fenômeno, é constituída de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes (não observados) de um indivíduo com a probabilidade deste dar uma determinada resposta a um item. O ponto principal da Teoria da Resposta ao Item é que ela leva em consideração o item particularmente, sem relevar os escores totais; portanto, as conclusões não dependem apenas do teste ou questionário, mas de cada item que o compõe. Os principais resultados encontrados foram a identificação de dois níveis da escala, denominados âncoras, que permitem interpretar tendências de pessoas com Atitude Empreendedora e a constatação de que os itens da IMAE apresentam boa capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o que confere qualidade aos itens e, portanto, à Escala. Este estudo torna-se importante tendo em vista o papel que a atitude desempenha nas escolhas que os indivíduos fazem em relação à sua própria vida, auxiliando na determinação de seus próprios atos.Palavras-Chave: Atitude, Atitude Empreendedora, Empreendedorismo, Teoria de Resposta ao Item, Medidas e Métodos.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.