Que valores estão na moda? Achados muito além do efêmero

Autores

  • Sérgio Carvalho Benício de Mello Universidade Federal de Pernambuco
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Faculdade Boa Viagem
  • Arcanjo Ferreira de Souza Neto Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O que faz uma marca ser desejada? Várias são as evidências de que os consumidores escolhem marcas que tenham valores congruentes com os seus. Baseado nessa perspectiva, este trabalho objetiva descobrir os valores das marcas, tomando como referência o conceito de personalidade de marca. Para isso, foi utilizada a lista de valores (LOV) na avaliação de duas marcas de moda. Uma amostra de 296 respondentes foi consultada. Os dados indicaram uma orientação similar da percepção dos valores, sendo que um mesmo valor foi o mais importante para as duas marcas pesquisadas. Além disso, foram descobertas novas dimensões de agrupamento dos valores apresentados na LOV. Conclusões e implicações gerenciais são também discutidas.

PALAVRAS-CHAVE: Moda; Valores de marcas; LOV

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Biografia do Autor

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Universidade Federal de Pernambuco

Professor adjunto da UFPE, pesquisador do CNPq e da CAPES e Coordenador do Núcleo de Marketing e Tecnologia de Negócios - Núcleo MTN/PROPAD/UFPE. PhD em Marketing pela City University, London.

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Faculdade Boa Viagem

Professor assistente da Faculdade Boa Viagem (FBV) e pesquisador do Núcleo de Marketing e Tecnologia de Negócios - Núcleo MTN/PROPAD/UFPE. Doutorando e Mestre em Administração pela UFPE.

Arcanjo Ferreira de Souza Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Pesquisador do Núcleo de Marketing e Tecnologia de Negócios - Núcleo MTN/PROPAD/UFPE. Mestrando e Bacharel em Administração pela UFPE.

Publicado

2008-07-21

Edição

Seção

Apresentação