Serviço diferenciado a clientes on-line: um estudo de caso no setor de telecomunicações

Autores

  • Lúcia de Fátima Martins Guilhoto Universidade Paulista

Resumo

No contexto competitivo atual é impossível negar a importância da tecnologia para o desempenho das empresas em seus respectivos mercados de atuação. Novos desafios apresentam-se com freqüência e intensidade crescentes, potencializados por uma rede de mudanças ambientais, políticas, econômicas e tecnológicas que pressionam a empresa a assumir novas posturas e procurar novos meios de se diferenciar de seus concorrentes. A Internet é, hoje, umas das ferramentas que as empresas têm à sua disposição para fazer frente aos novos desafios apresentados pelo mercado, tendo se configurado em um meio bastante interessante de compartilhamento de conhecimento dentro das empresas e destas com o mundo exterior. Devido ao seu custo bem menor do que o das redes de comunicação privada, ela constitui um meio alternativo para que as empresas possam se comunicar com seus clientes, expandir seus mercados de atuação e estabelecer relacionamentos mais próximos com eles. Por isso, essa ferramenta foi escolhida para ser o objeto de um estudo de caso realizado junto à Telefónica, que será apresentado neste artigo.

PALAVRAS-CHAVE: Serviço ao cliente; Marketing na Internet; Competitividade.

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Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Martins Guilhoto, Universidade Paulista

Professora do Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Paulista, Unip. Pesquisadora do Núcleo de Gestão Tecnológica – PGT da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Publicado

2008-07-21

Edição

Seção

Apresentação