Os Impactos da Gestão do Conhecimento na Orientação Estratégica, na Inovatividade e nos Resultados Organizacionais: uma Survey com Empresas Instaladas no Brasil

Autores

  • Alex Antonio Ferraresi PUCPR - Pontifícia Universidade Católica
  • Silvio Aparecido dos Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis. PPAD.
  • José Roberto Frega Universidade Federal do Paraná. Departamento de Administração -Programa de Pós-graduação em Administração.
  • Carlos Olavo Quandt Pontifícia Universdade Católica do Paraná. Programa de Pós-graduação em Administração.

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Inovatividade. Orientação Estratégica. Resultados Organizacionais. Inovação.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma survey realizada com 241 empresas instaladas no Brasil, com o objetivo de verificar se a gestão eficaz do conhecimento contribui para a orientação estratégica da empresa, para sua inovatividade e para os resultados organizacionais. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários eletrônicos autoadministráveis contendo 54 questões com escalas de 10 pontos para medir o grau de concordância das variáveis dos quatro construtos envolvidos no estudo. A análise dos dados foi feita utilizando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Fundamentada na Teoria da Empresa Baseada em Recursos, a pesquisa partiu do pressuposto de que o conhecimento, além de ser um dos princpais recursos de uma organização, alavanca os demais recursos. Os resultados mostraram evidências que permitiram concluir que a gestão eficaz do conhecimento contribui positivamente para a orientação estratégica, porém, não foi possível concluir sobre a contribuição positiva desses construtos sobre os demais, quando analisadas as suas relações diretas. Quando mediada pela orientação estratégica, a gestão eficaz do conhecimento mostrou efeitos totais e indiretos robustos e estatisticamente significantes sobre os resultados organizacionais. Os impactos da gestão do conhecimento e da inovatividade da empresa mostraram-se significantes e robustos quando alinhados com uma orientação estratégica que permite à empresa se antecipar e responder às condições do mercado. Verificou-se que a gestão do conhecimento permeia todas as relações entre os demais construtos, o que corrobora o argumento de que o conhecimento é um recurso que alavanca as demais atividades geradoras de valor nas organizações. Embora existam inúmeras pesquisas que abordam os construtos aqui envolvidos, a originalidade deste estudo repousa na análise simultânea desses conceitos, orientada por uma metodologia que permite sua replicação em outras culturas e condições. Além disso, o estudo traz implicações gerenciais no sentido de afirmar que a gestão do conhecimento e suas práticas possuem um caráter estratégico que deve ser considerado antes da aplicação de práticas pontuais para o alcance de objetivos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Antonio Ferraresi, PUCPR - Pontifícia Universidade Católica

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (USP)

Professor Adjunto II do departamento do produto da PUCPR - Pontifícia Universidade Católica


Silvio Aparecido dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis. PPAD.

Doutor em Administração pelo PPGA/FEA/USP; Mestre em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Livre-docente do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Administração Avançada e Empreendedorismo da FEA/USP. Interesses: Modelos de gestão, empreendedorismo, inovação e gestão do conhecimento.

José Roberto Frega, Universidade Federal do Paraná. Departamento de Administração -Programa de Pós-graduação em Administração.

Doutor em Administração e Mestre em Administração pelo PPAD/PUCPR; professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Interesses: Inovação e sustentabilidade, estratégia, análise de dados e métodos quantitativos, séries temporais, teoria da decisão, análise multicritério.

Carlos Olavo Quandt, Pontifícia Universdade Católica do Paraná. Programa de Pós-graduação em Administração.

Ph.D. em Planejamento Urbano e Regional pela University of California Los Angeles. Professor titular dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Publicou artigos em periódicos, trabalhos em eventos e capítulos de livros. Iteresses: gestão do conhecimento, redes, competitividade e inovação.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial