As prioridades axiológicas do líder autêntico: um estudo sobre valores e liderança

Autores

  • Filipe Sobral Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE-FGV)
  • Rogério de Freitas Gimba Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE-FGV)

Palavras-chave:

Valores Pessoais, Liderança, Autenticidade, Schwartz

Resumo

A teoria da liderança autêntica (AVOLIO & GARDNER, 2005) tem atraído o interesse de muitos pesquisadores na última década em consequência da crise de liderança resultante dos inúmeros escândalos tanto no mundo corporativo, como na esfera governamental. Inserido nesse contexto de entender o que diferencia um líder autêntico dos demais, o presente estudo buscou identificar como o sistema de valores pessoal, tendo por base a teoria motivacional de valores humanos de Schwartz (1992), influencia o grau de autenticidade de um líder. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com 213 executivos em posições de liderança em organizações com natureza e atuação diversas. Os dados foram analisados utilizando regressões lineares múltiplas hierárquicas. Os resultados sugerem que, de fato, o sistema de valores pessoais que prioriza a autotranscendência e a abertura à mudança exerce uma influência na autenticidade demonstrado pelo líder. Esses resultados contribuem para dar suporte à referida teoria de liderança, uma vez que apesar de postular que os líderes autênticos diferenciam-se dos demais porque o seu comportamento está fortemente ancorado no seu sistema de valores pessoal, tais pressupostos não haviam sido comprovados empiricamente até ao momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Sobral, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE-FGV)

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-RJ).
Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ).

Rogério de Freitas Gimba, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE-FGV)

Mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ).

Downloads

Publicado

2012-03-30