Valores Pessoais e Gestão Socioambiental: um Estudo com Estudantes de Administração
Palavras-chave:
Gestão socioambiental, Valores pessoais, Importância percebida, Intenções de envolvimento, Curso de Administração.Resumo
Procurou-se compreender as avaliações dos estudantes dos cursos de Administração nas dimensões de ‘importância do conhecimento na área’, ‘importância da prática na área’, e ‘intenções futuras de envolvimento com a área’ e a sua relação com valores pessoais (as dimensões selecionadas foram ‘conservadorismo antropocêntrico’, e ‘percepção de dominação sobre a natureza’) que pudessem melhor explicar as respostas dos alunos. Foi feito um estudo de campo, com dados coletados com 193 estudantes de graduação em Administração de instituições de ensino superior dos estados do Ceará, Paraíba e Rio de Janeiro. Os procedimentos de análise de dados foram realizados com estatística descritiva (médias e desvios), análise de variâncias (ANOVA) e por duas proposições que foram testadas por meio de procedimentos de análise bivariada (correlações de Pearson e Spearman). Pelos resultados das proposições, verificou-se a existência de uma relação negativa do conservadorismo antropocêntrico com a avaliação pelos estudantes do curso de administração da importância da gestão socioambiental no curso, e com seu interesse de envolvimento com a área no futuro. Por outro lado, e contrariando as expectativas, essas avaliações e interesses não têm qualquer relação com a percepção e domínio humano sobre a natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.