Valores Pessoais e Gestão Socioambiental: um Estudo com Estudantes de Administração

Autores

  • Francisco José da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Roberto Rodrigues Ramos Universidade Federal do Ceará
  • Ingrid Mazza Matos Ramos Universidade Federal do Ceará
  • Leonel Gois Lima Oliveira Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas

Palavras-chave:

Gestão socioambiental, Valores pessoais, Importância percebida, Intenções de envolvimento, Curso de Administração.

Resumo

Procurou-se compreender as avaliações dos estudantes dos cursos de Administração nas dimensões de ‘importância do conhecimento na área’, ‘importância da prática na área’, e ‘intenções futuras de envolvimento com a área’ e a sua relação com valores pessoais (as dimensões selecionadas foram ‘conservadorismo antropocêntrico’, e ‘percepção de dominação sobre a natureza’) que pudessem melhor explicar as respostas dos alunos. Foi feito um estudo de campo, com dados coletados com 193 estudantes de graduação em Administração de instituições de ensino superior dos estados do Ceará, Paraíba e Rio de Janeiro. Os procedimentos de análise de dados foram realizados com estatística descritiva (médias e desvios), análise de variâncias (ANOVA) e por duas proposições que foram testadas por meio de procedimentos de análise bivariada (correlações de Pearson e Spearman). Pelos resultados das proposições, verificou-se a existência de uma relação negativa do conservadorismo antropocêntrico com a avaliação pelos estudantes do curso de administração da importância da gestão socioambiental no curso, e com seu interesse de envolvimento com a área no futuro. Por outro lado, e contrariando as expectativas, essas avaliações e interesses não têm qualquer relação com a percepção e domínio humano sobre a natureza.

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Biografia do Autor

Francisco José da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da UFPB; Doutor em Administração pela EAESP-FGV.

Roberto Rodrigues Ramos, Universidade Federal do Ceará

Professor Assistente da UFC; Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduado em Administração pela UECE.

Ingrid Mazza Matos Ramos, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Leonel Gois Lima Oliveira, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

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Publicado

2013-03-13

Edição

Seção

Educação para Sustentabilidade: Desafios para a Formação da Nova Geração de Administradores