A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas

Autores

  • Marcos Bidart Carneiro de Novaes Escola de Negócios Trevisan
  • Antonio Carlos Gil Universidade de São Caetano do Sul

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo analisar e discutir como a pesquisa-ação participante pode ganhar espaço como estratégia metodológica em administração.Esta análise enfoca em especial o campo do empreendedorismo, e mais especificamente o campo do empreendedorismo social, ressaltando as vantagens e limitações da aplicação dessa estratégia de pesquisa. Procede-se, inicialmente, à análise dos principais paradigmas de pesquisa emadministração e define-se a pesquisa-ação participante como modalidade de pesquisa crítica, inserida no paradigma humanista radical. A seguir, passa-se à identificação das características da pesquisa participante e ao seu contraste com outras modalidades de pesquisa, em especial com a observação participante e a pesquisa-ação. Os conceitos da pesquisa-ação participante são apresentados e os autores prosseguem apresentando uma revisão dos mais recentes trabalhos em que essa foi usada para apoiar pesquisas na área do empreendedorismo social. Concluem com a proposta de que a avaliação desses trabalhos se dê por outros conceitos que não os da pesquisa tradicional.

PALAVRAS-CHAVE: metodologia; pesquisa participante; pesquisa-ação; pesquisa crítica; empreendedorismo social.

 

 

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Marcos Bidart Carneiro de Novaes, Escola de Negócios Trevisan

Mestre em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS). Professor do Departamento de Administração da Escola de Negócios Trevisan.

Antonio Carlos Gil, Universidade de São Caetano do Sul

Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Pós-Graduação da Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

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