Mecanismos de aprendizagem em organizações: desenvolvimento e validação de uma escala de medida

Autores

  • Antonio Isidro da Silva Filho Centro Universitário de Brasília

Resumo

O presente estudo objetivou desenvolver e validar a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações (Emao). A partir da Measurement Scale of Organizational Learning de López, Peón e Ordás (2005), composta dos fatores aquisição do conhecimento, distribuição, interpretação e memória organizacional, foi realizada a tradução dos itens da língua inglesa para o português e adequação de linguagem para a cultura brasileira. Feito isso, realizou-se a análise de construto e semântica dos itens; e dos 25 itens originais, 22 permaneceram para validação empírica da escala. Quinhentos e vinte e dois funcionários de uma instituição financeira com sede em Brasília (DF) responderam ao instrumento de pesquisa. Após as análises fatoriais, identificou-se a melhor solução (rotação Varimax) com três fatores, de KMO igual a 0,92. Os fatores foram denominados: Aquisição Interna e Externa de Conhecimentos (7 itens, Q = 0,81), Compartilhamento de Conhecimentos (11 itens, Q = 0,87) e Codificação e Controle de Conhecimentos (4 itens, Q = 0,71). Concluindo o estudo, descrevem-se recomendações para futuras pesquisas visando ao melhoramento da escala validada, bem como à realização de estudos que verifiquem as relações entre mecanismos de aprendizagem em organizações com outras variáveis da literatura de comportamento organizacional.

PALAVRAS-CHAVE Aprendizagem em organizações; Mecanismos de aprendizagem em organizações; Comportamento organizacional; Escala de medida; Validação de medidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Isidro da Silva Filho, Centro Universitário de Brasília

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Faculdade de Ciências da Saúde e Educação do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Downloads

Publicado

2009-04-03

Edição

Seção

Apresentação