Adoção de RFID no Brasil: um estudo exploratório

Autores

  • Marcelo Caldeira Pedroso Fundação Instituto de Administração
  • Ronaldo Zwicker Universidade de São Paulo
  • Cesar Alexandre de Souza Universidade de São Paulo

Resumo

A identificação por rádio frequência (RFID – Radio Frequency Identification) tem sido um assunto amplamente abordado nos últimos anos, nas empresas, no meio acadêmico e na mídia. Diversas empresas vêm desenvolvendo iniciativas de RFID com o intuito de identificar as potenciais aplicações dessa tecnologia e mapear os benefícios decorrentes de sua utilização. Este trabalho apresenta um quadro de referência para a adoção dessa tecnologia pelas empresas considerando seus motivadores, inibidores, aplicações e benefícios esperados. O quadro de referência serviu como base para uma pesquisa realizada com 114 empresas no Brasil. Entre os principais resultados destacam-se a importância da área de tecnologia da informação como agente da adoção da inovação e a pouca relação dos benefícios esperados e dificuldades enfrentadas com o atual grau de adoção da tecnologia.

PALAVRAS -CHAVE Identificação por rádio frequência; RFID; Tecnologia da informação; Inovação; Gestão da cadeia de suprimentos.

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Biografia do Autor

Marcelo Caldeira Pedroso, Fundação Instituto de Administração

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Professor doutor do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Ronaldo Zwicker, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Cesar Alexandre de Souza, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

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