Criação de Empresas por Mulheres: um Estudo com Empreendedoras em Natal, Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
empreendedorismo, empreendedoras, criação de empresas.Resumo
Empreendedoras iniciam negócios predominantemente nos setores de comércio e serviços (RICHARDSEN; BURKE, 2000; SANNER, 2000; SOLTESZ, 2000), sendo geralmente pequenos negócios (BAYGAN, 2000; BOCHNIARZ, 2000; RICHARDSEN; BURKE, 2000; SANNER, 2000; ZAPALSKA, 1997) e a maioria desses negócios não começam com mais do que dez empregados (MORRIS et AL, 2006). Mulheres encontram dificuldades para empreender, tais como: longas horas de trabalho, pressões familiares, conflitos com sócios e pouco acesso a financiamentos e a redes (LITUCHY; REAVLWY, 2004; MATHEW, 2010; WINN, 2005). No entanto, há pouco conhecimento sobre aspectos associados à criação de empresas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender as condições antecedentes à criação das empresas, bem como as razões e dificuldades encontradas por mulheres para criação das empresas. Avaliou-se ainda a relação entre dificuldades e o montante do capital inicial. A pesquisa foi feita em Natal, capital do Rio Grande do Norte. A técnica de amostragem foi a não probabilística por julgamento e a amostra aleatória simples foi constituída por 96 empreendedoras. O instrumento para coletar dados foi um questionário estruturado. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva, incluindo média ponderada, correlação linear e análise de freqüências simples. Ademais, utilizou-se análise de clusters para identificar grupos de atributos similares usando o Software Statistica 8.0. Para investigar relação entre as dificuldades encontradas e o capital inicial utilizou-se o coeficiente de correlação linear de Pearson. Entre os resultados obtidos ressalta-se, o reduzido capital inicial e a abertura inicial da empresa na informalidade por 37 empreendedoras. Quanto às razões para abrir a empresa, o estudo mostrou um grupo de fatores: estava insatisfeita com o trabalho anterior; queria ganhar dinheiro e queria ganhar muito dinheiro. As dificuldades para a criação do negócio foram: a falta de experiência no ramo e de tempo para participar em redes, dificuldade em obter capital inicial e falta de apoio da família. Esses resultados reforçam a premissa que a forma de criação de negócios por mulheres pode contribuir para o crescimento reduzido dessas empresas.
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