(Re)Produção do Heterossexismo e Heteronormatividade nas Relações De Trabalho: a Discriminação de Homossexuais por Homossexuais

Autores

  • Eloisio Moulin de Souza UFES
  • Severino Joaquim Nunes Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Heterossexismo, Heteronormatividade, Homossexuais, Discriminação, Relações de Trabalho.

Resumo

Este artigo estudou a possível existência de discriminação no local de trabalho praticada por homossexuais contra homossexuais. Inicialmente foram analisadas pesquisas brasileiras e norte-americanas que envolvem o estudo da discriminação de homossexuais no local de trabalho. Também foram apresentados os conceitos de heterossexismo e heteronormatidade, bem como os seus efeitos sobre a discriminação de homossexuais, além da relação desses conceitos com a concepção de identidade homossexual.A pesquisa foi do tipo qualitativa e como instrumento de coleta de dados se utilizou um roteiro de entrevista semi-estruturado dividido em dois grandes blocos de perguntas. Foram entrevistados oito homossexuais trabalhadores de empresa pública e de economia mista do setor de serviços. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise do discurso (AD) desenvolvida por Michel Foucault. Conclui-se que os homossexuais têm preconceitos e discriminam homossexuais no local de trabalho. Verificou-se que a discriminação exercida contra homossexuais é algo presente no discurso dos entrevistados, pois os mesmos materializam preconceitos em atitudes direcionadas a outros homossexuais, como, por exemplo, não sair em público com pessoas afeminadas. Isso ocorre porque toda classificação identitária atua como um dispositivo de poder (re)produtor de valores e discursos que manifestam as relações de poder já estabelecidas na sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisio Moulin de Souza, UFES

Eloisio Moulin de Souza é professor de graduação e pós-graduação do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Administração pela UFES e Doutor em Psicologia UFES. Áreas de interesse: teoria organizacional, gestão de pessoas e relações de trabalho.

Severino Joaquim Nunes Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre e Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas EBAPE. Professor de graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na área de marketing.

Downloads

Publicado

2013-04-17

Edição

Seção

Gestão Humana e Social