Critérios de formação de carteiras de ativos através de Hierarchical Clusters

Autores

  • Pierre Lucena Universidade Federal de Pernambuco
  • Antonio Carlos Figueiredo Pinto Universidade Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Gerson Lachtermacher Fundação Getulio Vargas/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar e testar uma ferramenta de estatística multivariada em modelos financeiros. Essa metodologia, conhecida como análise de clusters, separa as observações em grupos com suas determinadas características, em contraste com a metodologia tradicional, que é somente a ordem com os quantis. Foi aplicada essa ferramenta em 213 ações negociadas na Bolsa de São Paulo (Bovespa), separando os grupos por tamanho e book-tomarket. Depois, as novas carteiras foram aplicadas no modelo de Fama e French (1996), comparando os resultados numa formação de carteira para quantil e análise de cluster. Foram encontrados melhores resultados na segunda metodologia. Os autores concluem que a análise de cluster pode ser mais adequada porque tende a formar grupos mais homogeneizados, sendo sua aplicação útil para a formação de carteiras e para a teoria financeira.

PALAVRAS-CHAVE: Quantis; Análise de cluster; Data Mining; Anomalias; Modelo de Fama e French.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pierre Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração/Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Antonio Carlos Figueiredo Pinto, Universidade Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração/Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Gerson Lachtermacher, Fundação Getulio Vargas/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ph.D. em Management Sciences pelo Department of Management Sciences da Faculty of Engineering da University of Waterloo. Professor da Escola de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Downloads

Publicado

2010-01-11

Edição

Seção

Finanças Estratégicas