As Conexões entre Orientação Empreendedora, Capacidade de Marketing e a Percepção do Desempenho Empresarial: Evidências Empíricas das Micro e Pequenas Empresas Varejistas

Autores

  • José Francisco dos Reis Neto Universidadde Anhanguera-Uniderp
  • Pablo Antonio Muñoz Gallego Universidad de Salamanca
  • Celso Correia de Souza Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues Universidade Anhanguera-Uniderp

Palavras-chave:

Orientação empreendedora, capacidade de marketing, desempenho empresarial, comércio varejista, pequenas empresas.

Resumo

A literatura acadêmica atual apresenta progresso no entendimento do desenvolvimento de estratégias empresariais sob a perspectiva teórica. Relativamente, poucos estudos empíricos estão disponíveis na discussão do relacionamento das ações estratégias e desempenho empresarial das pequenas empresas do comércio varejista. Neste trabalho examinamos os relacionamentos da orientação empreendedora e da capacidade de marketing no desempenho empresarial, focando as pequenas empresas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul. Avaliamos as evidências empíricas de modelos propostos na literatura para a orientação empreendedora, capacidade de marketing e desempenho empresarial e o papel dos seus relacionamentos. Os dados foram coletados em uma amostra de 262 empresas e as hipóteses foram testadas por meio da análise fatorial e da modelagem das equações estruturais, empregando a estimação da máxima verossimilhança. A verificação dos dados empíricos proporciona evidências para a confirmação dos modelos teóricos adotados e favorece a inferência de que as pequenas empresas do comércio varejista alcançam um maior desempenho empresarial quanto maior for a intensidade da orientação empreendedora e a capacidade de marketing. Existem diferenças estratégicas das pequenas empresas quanto a sua localização, tipo e idade da empresa.

 

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Biografia do Autor

José Francisco dos Reis Neto, Universidadde Anhanguera-Uniderp

Doutorando em Economia da Empresa pela Universidad de Salamanca, Espanha

Professor do Curso de Administração.

Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais

Engenheiro Eletricista (UNESP-Bauru), Mestre em Administração (PPGA-EA-UFRGS) Doutorando em Economia de la Empresa (Universidad de Salamanca, Espanha)

Pablo Antonio Muñoz Gallego, Universidad de Salamanca

Doutor em Organizaçao de Empresas pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha.

Coodenador e Professor do Doutorado “Nuevas Tendencias en Dirección de Empresas” da Universidad de Salamanca, Espanha.

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera-Uniderp

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Produção e Gestão Agroindústria e do Mestrado em Meio Ambiente da Universidade Anhanguera-Uniderp.

Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues, Universidade Anhanguera-Uniderp

Bacharel em Administração pela Universidade Anhanguera-Uniderp.

Pesquisador voluntário do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais – NEPES da Universidade Anhanguera-Uniderp.

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Publicado

2013-02-14