As Conexões entre Orientação Empreendedora, Capacidade de Marketing e a Percepção do Desempenho Empresarial: Evidências Empíricas das Micro e Pequenas Empresas Varejistas
Palavras-chave:
Orientação empreendedora, capacidade de marketing, desempenho empresarial, comércio varejista, pequenas empresas.Resumo
A literatura acadêmica atual apresenta progresso no entendimento do desenvolvimento de estratégias empresariais sob a perspectiva teórica. Relativamente, poucos estudos empíricos estão disponíveis na discussão do relacionamento das ações estratégias e desempenho empresarial das pequenas empresas do comércio varejista. Neste trabalho examinamos os relacionamentos da orientação empreendedora e da capacidade de marketing no desempenho empresarial, focando as pequenas empresas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul. Avaliamos as evidências empíricas de modelos propostos na literatura para a orientação empreendedora, capacidade de marketing e desempenho empresarial e o papel dos seus relacionamentos. Os dados foram coletados em uma amostra de 262 empresas e as hipóteses foram testadas por meio da análise fatorial e da modelagem das equações estruturais, empregando a estimação da máxima verossimilhança. A verificação dos dados empíricos proporciona evidências para a confirmação dos modelos teóricos adotados e favorece a inferência de que as pequenas empresas do comércio varejista alcançam um maior desempenho empresarial quanto maior for a intensidade da orientação empreendedora e a capacidade de marketing. Existem diferenças estratégicas das pequenas empresas quanto a sua localização, tipo e idade da empresa.
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