Compras para a Inovação: Casos de Inovações Induzidas por Clientes Públicos

Autores

  • Marina Figueiredo Moreira Universidade de Brasília
  • Eduardo Raupp de Vargas Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Inovação, Inovação em Serviços, Indução de Inovações, Compras para a Inovação, Serviços de Software.

Resumo

Este estudo se propõe a contribuir para a compreensão do processo de indução de inovações por clientes governamentais em atividades de serviços com a investigação de dez casos de inovações desenvolvidas por empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal a clientes governamentais. O estudo adotou como opção teórica, para o estudo da inovação em serviços, a abordagem integradora e investigou a premissa teórica adotada para o direcionamento das compras governamentais para o fomento à inovação – compras para a inovação – adotando o modelo de análise Chain-Linked Model. A partir da perspectiva trazida pelo modelo, desenvolveu-se uma proposta de entendimento para a indução e a possível difusão de inovações em serviços de software com o uso de compras governamentais baseada em três etapas. Construiu-se um estudo descritivo, de natureza qualitativa e corte transversal. Dados foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas, nas quais os entrevistados apontaram a inovação mais significativa desenvolvida para um cliente governamental. As dez inovações selecionadas foram relatadas e analisadas de acordo com quatro critérios: descrição, momento de ocorrência, características e ganhos gerados para a empresa. As análises revelam que as inovações surgiram como resposta a um requisito (ou conjunto de requisitos) estabelecido por um cliente público e ocorreram em dois momentos: pré-venda e fase de desenvolvimento. As inovações confirmaram a premissa de indução trazida pelo Chain-Linked Model a partir de duas das trajetórias apresentadas no modelo: caminho central da inovação, “c”, e conexões e feedbacks, trajetória “f”. Quanto às características, foram identificadas inovações radicais, incrementais e ameliorativa. Os ganhos obtidos pelas empresas com as inovações confirmam sua condição inovadora. A proposta de entendimento construída mostra-se compatível com a dinâmica observada para a indução de inovações nos casos selecionados.

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Biografia do Autor

Marina Figueiredo Moreira, Universidade de Brasília

Professora da área de Inovação e Empreendedorismo do Departamento de Administração da Universidade de Brasília - UnB. Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA / UnB em regime de co-tutela com a Université Paul Cézanne - Aix-Marseille III (França). Tem pesquisas relacionadas aos temas de Inovação, Inovação em Serviços, Políticas Públicas para Inovação e Contratação de Serviços Inovadores.

Eduardo Raupp de Vargas, Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Econômicas (1994), Especialização em Economia Política (2000), Mestrado (2002) e Doutorado em Administração (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Doutorado foi realizado em cotutela com a Université des Sciences et Technologies de Lille, França, obtendo o título de Doutor em Economia Industrial pela universidade francesa. É professor-adjunto da Universidade de Brasília, onde atua no Departamento de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração da FACE/UnB. Atualmente é chefe do Departamento de Administração da UnB. Atua também como professor-visitante da Université Paul Cézanne (Aix-Mairseille 3), em Aix-en-Provence, França. Seu principal tema de pesquisa é a Inovação em Serviços e o papel dos Serviços no Sistema de Inovação. Decorrem desta temática pesquisas sobre diversos ramos dos serviços, públicos e privados, com destaque para os serviços hospitalares e serviços de software, além de investigações sobre modelos de gestão da inovação em serviços, a internacionalização dos serviços e sobre as políticas públicas voltadas para a inovação e para o setor de serviços. Atualmente conduz disciplinas na área de Gestão da Inovação e Inovação em Serviços.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial