A Aprendizagem das Organizações Gerada pelas Práticas Formais no Ambiente de Trabalho

Autores

  • Angela França Versiani Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Claudemir Yoschihiro Oribe Qualypro Tecnologia Ltda
  • Sergio Fernando Loureiro Rrezende Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

aprendizagem organizacional, práticas formais de aprendizagem, MASP, método de solução sistemática de problemas, aprendizagem no ambiente de trabalho.

Resumo

 

 

Resumo: O presente artigo tem por objetivo avaliar em que medida práticas formais instituídas no ambiente de trabalho contribuem para a aprendizagem organizacional. Para tal análise escolheu-se o método de análise de solução sistemática de problemas, considerado na literatura como uma das práticas formais mais recomendadas .Se por um lado, constata-se a exaltação de tal método para gerar aprendizado, por outro, a literatura ressente de sua avaliação crítica. Isto é, observa-se que há escassez de pesquisa empírica que visa verificar a real contribuição do método de solução sistemática de problemas em promover a aprendizagem organizacional. Desse modo, verifica-se uma lacuna entre recomendações práticas e sustentação teórica de tais recomendações. Este artigo ao indagar, em que medida os métodos de solução sistemática de problemas contribuem para a aprendizagem organizacional, tem por principal contribuição esclarecer os seus efeitos sobre as organizações que o utilizam. Assim, focalizou-se o MASP , um dos métodos de solução sistemática de problemas mais difundidos no Brasil e no exterior. Para proceder tal avaliação, parte-se do referencial teórico que concebe a aprendizagem organizacional como um ciclo de conversão do conhecimento do nível individual para o da organização, demonstrando como tal ciclo é articulado pelas fases de aplicação do MASP. Demonstrada teoricamente, a proposição de que o MASP é um dos mecanismos capazes de gerar aprendizado nos diversos níveis da organização, busca-se verificá-la empiricamente, mediante uma pesquisa quantitativa junto a três diferentes organizações. Os testes estatísticos revelaram que a utilização do MASP contribui para todos os níveis da aprendizagem organizacional. Contudo tal aprendizagem tende a se restringir freqüentemente às correções em rotinas, o que significa que a utilização do método em si não é capaz de gerar aprendizados mais profundos. A profundidade do aprendizado parece correlacionar-se mais fortemente com os fatores contextuais das organizações.

 

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Biografia do Autor

Angela França Versiani, Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora  do Doutorado e mestrado do Programa de Pós Graduação de Administração da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Linha de pesquisa: estrátégia e inovação. Temas de interesses: institucionalização, aprendizagem, conhecimento e inovação organizacional. Implementação de estratégias e internacionalização

Claudemir Yoschihiro Oribe, Qualypro Tecnologia Ltda

Consultor organizacional especializado em Gestão de Treinamento & Desenvolvimento - T&D - ,Análise e Solução de Problemas e Gestão da Qualidade. Mestre em Administração pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais/FDC.

Sergio Fernando Loureiro Rrezende, Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do doutorado e mestrado do Programa de Pós Graduação de Administração da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Linha de pesquisa: estratégia e inovação. Temas de interesse; redes empresariais, inovação e internacioalização.

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Publicado

2013-02-14

Edição

Seção

Gestão Humana e Social