Análise da Competitividade das Exportações Brasileiras de Minério de Ferro, 2000 A 2008
Palavras-chave:
competitividade, minério de ferro, índice de orientação regional, vantagem comparativa revelada, constant market shareResumo
O minério de ferro representa um importante produto na pauta de exportações brasileiras. Por isso, este artigo objetivou analisar o comportamento das exportações brasileiras de minério de ferro, de 2000 a 2008, utilizando o Índice de Orientação Regional, o Índice de Vantagem Comparativa Revelada e o Constant Market Share. Para o cálculo do último indicador, o período de análise foi dividido em três sub-períodos: de 2000 a 2002, de 2003 a 2005 e de 2006 a 2008. O Índice de Orientação Regional indicou que as exportações brasileiras estão direcionadas para a China e o Índice de Vantagem Comparativa Revelada mostrou que o minério brasileiro vem perdendo participação no mercado internacional. Por meio da análise do Constant Market Share, observou-se que o efeito que mais contribuiu para o aumento das exportações do mineral foi o crescimento do comércio mundial, em todo o período analisado, sendo que o efeito destino das exportações foi negativo e o efeito competitividade foi positivo apenas entre os sub-períodos de 2003/2005 a 2006/2008. Dessa forma, conclui-se que o Brasil precisa se desenvolver exógena e endogenamente, a fim de elevar a sua competitividade e participação no mercado internacional.
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