Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência

Autores

  • Flávia Luciana Naves Mafra Universidade Federal de Lavras
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle Universidade Federal de Lavras
  • Maria Cristina Angélico Mendonça Universidade Federal de Lavras
  • Maria de Lourdes Souza Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Maria das Graças Paula Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, experiência, perspectiva crítica, Administração, pesquisa-ação.

Resumo

Com este artigo, temos por objetivo apresentar uma reflexão coletiva sobre uma experiência de ensino-aprendizagem, partindo de uma perspectiva crítica, para um curso de pós-graduação Stricto Sensu em Administração. O interesse não é, entretanto, apenas relatar uma experiência, mas tentar aprender com esse processo, contribuindo, inclusive, para novas edições da disciplina. Com base no método da pesquisa-ação, neste artigo, revelamos ainda os percalços cotidianos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina intitulada “Reflexões Críticas em Administração”, a partir das visões e experiências de cinco professoras do curso de Administração. A utilização do termo “críticas” era, a nosso ver, a alternativa mais efetiva naquele momento para abarcar a diversidade de posições, experiências e ancoragens teórico-metológicas que caracterizavam a própria identidade do grupo de professoras. Como aporte teórico, enfatizamos elementos que são comuns em várias correntes de debate sobre perspectivas críticas tais como a complexidade dos fenômenos sociais, a questão da autonomia e a importância da criatividade. Tratamos, portanto, de pensar uma perspectiva crítica não apenas a partir de conteúdos, mas, também, da forma como seriam construídos e socializados. Isso estaria condizente com a proposta da epistemologia da complexidade. Na disciplina, trabalhamos com estudantes de mestrado e doutorado por meio de incursões teórico-metodológicas em temas específicos. Ao final, foram produzidos trabalhos com diferentes características abordando os temas debatidos a partir da ótica de cada grupo de estudantes-autores. Mas, a riqueza do processo e seus obstáculos não podem ser avaliados apenas com base nos resultados ou trabalhos produzidos. A utilização de avaliações periódicas produzidas por estudantes e professoras ajudou a construir a configuração das relações sociais – inclusive dos processos de ensino-aprendizagem - que envolviam esses atores.

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Biografia do Autor

Flávia Luciana Naves Mafra, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Ciências Sociais – Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo Departamento de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora  do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras 

Mônica Carvalho Alves Cappelle, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da  Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras

Maria Cristina Angélico Mendonça, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras

Maria de Lourdes Souza Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Ciências Sociais – Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras

Maria das Graças Paula, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona

Professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras

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Publicado

2011-11-10

Edição

Seção

Gestão Humana e Social