Alternativas de crescimento: a alternativa de fusões e aquisições

Autores

  • Moises Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Adalberto Américo Fischmann Universidade de São Paulo
  • Eugen Erich Pikieny Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O objetivo desse trabalho foi identificar os resultados da utilização da estratégia de F&A pela indústria de autopeças, com a finalidade de crescimento da empresa. Foram explorados os conceitos pertinentes à estratégia de F&A, considerando suas finalidades e avaliados os parâmetros de desempenho empresarial para a mensuração da sua eficácia como estratégia de crescimento. A investigação foi realizada por meio de um estudo exploratório, com base em pesquisa qualitativa, com a aplicação de entrevistas em profundidade em dez empresas de autopeças. Os dados obtidos foram codificados e categorizados, possibilitando a análise das relações entre a estratégia de F&A e os resultados produzidos no crescimento da empresa pesquisada. Os resultados da pesquisa de uma forma geral realçam o fato de que a ampliação do portfólio de produtos foi a maior preocupação das autopeças. Além disso, percebeu- se ainda um grande equilíbrio na corrida para conquistar market share ou lucratividade. As decisões de F&A das empresas passaram pela sua cultura. Aquelas que planejavam resultados de médio e longo prazos compraram empresas que lhes trouxeram market share e as que planejavam resultados de curto prazo, anuais, tiveram mais entusiasmo nas negociações que traziam a lucratividade imediata. Porém, segundo os entrevistados, a estratégia de aumentar o market share não seria produtiva, pois as montadoras de automóveis não aceitam a dependência de um fornecedor. É imperativo, segundo os executivos entrevistados, ser líder de mercado e ao mesmo tempo ser muito melhor que o concorrente.

PALAVRAS-CHAVE Estratégia, Crescimento, Fusões e aquisições, Portfólio.

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Biografia do Autor

Moises Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas

Adalberto Américo Fischmann, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia e Administração

Eugen Erich Pikieny, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas

Publicado

2008-06-27

Edição

Seção

Apresentação