Educação para a sustentabilidade nos cursos de administração: reflexão sobre paradigmas e práticas
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Ensino Superior, Ensino de Administração, Paradigmas Educativos, Sociedade de RiscoResumo
Na última década se multiplicaram os módulos, cursos e programas relacionados à sustentabilidade no ensino superior em geral, assim como mais especificamente no ensino da administração. O propósito deste artigo é de apresentar uma reflexão e uma avaliação de tais esforços e mapear caminhos para a construção de módulos, cursos e programas através de uma reflexão sobre paradigmas da educação e suas práticas. O objetivo é de contribuir no debate sobre o papel da educação superior e notadamente dos cursos de administração e gestão, na medida em que se observa um significativo aumento do número de instituições de ensino superior que apresentam uma efetiva motivação para formar estudantes com conhecimento e habilidades necessárias para colocar a sustentabilidade no centro das suas futuras atividades de gestão. Apresenta-se uma reflexão sobre as principais vertentes de pensamento e os debates atuais, se identificam as ambigüidades e contradições e se apresentam as possibilidades de integração do tema da sustentabilidade nos cursos de administração. Os autores trazem à tona a temática da sustentabilidade nas empresas e seu diálogo com a academia, as implicações da emergência da sociedade de risco para a educação superior e as escolas de administração. Também se aborda as correntes de pensamento da economia e ecologia propostas para a educação dentro de paradigmas que abordem a complexidade, a inserção da sustentabilidade na educação superior e nas escolas de administração. O artigo está estruturado em quatro seções: a primeira mapeia a sociedade de risco e o pensamento econômico recente; esboça os fundamentos/premissas da sociedade bem como os paradigmas da educação. A segunda apresenta um levantamento sobre promoção/difusão da sustentabilidade na educação superior, destacando contexto, resultados e desafios. A terceira foca em sustentabilidade no ensino da administração e seus principais desafios. A última seção propõe três caminhos para integrar o tema da sustentabilidade no ensino da administração, competências para o desenvolvimento sustentável e finalmente, as implicações, obstáculos e as possibilidades de integrar a sustentabilidade no ensino da administração. O artigo dialoga com a literatura internacional mais recente e busca interessar os leitores sobre os principais desafios conceituais para educar indivíduos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade.
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