Educação para a sustentabilidade nos cursos de administração: reflexão sobre paradigmas e práticas

Autores

  • Pedro Roberto Jacobi USP
  • Emmanuel Raufflet Internacional HEC Montréal
  • Michelle Padovese de Arruda USP

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Ensino Superior, Ensino de Administração, Paradigmas Educativos, Sociedade de Risco

Resumo

Na última década se multiplicaram os módulos, cursos e programas relacionados à sustentabilidade no ensino superior em geral, assim como mais especificamente no ensino da administração. O propósito deste artigo é de apresentar uma reflexão e uma avaliação de tais esforços e mapear caminhos para a construção de módulos, cursos e programas através de uma reflexão sobre paradigmas da educação e suas práticas. O objetivo é de contribuir no debate sobre o papel da educação superior e notadamente dos cursos de administração e gestão, na medida em que se observa um significativo aumento do número de instituições de ensino superior que apresentam uma efetiva motivação para formar estudantes com conhecimento e habilidades necessárias para colocar a sustentabilidade no centro das suas futuras atividades de gestão. Apresenta-se uma reflexão sobre as principais vertentes de pensamento e os debates atuais, se identificam as ambigüidades e contradições e se apresentam as possibilidades de integração do tema da sustentabilidade nos cursos de administração. Os autores trazem à tona a temática da sustentabilidade nas empresas e seu diálogo com a academia, as implicações da emergência da sociedade de risco para a educação superior e as escolas de administração. Também se aborda as correntes de pensamento da economia e ecologia propostas para a educação dentro de paradigmas que abordem a complexidade, a inserção da sustentabilidade na educação superior e nas escolas de administração. O artigo está estruturado em quatro seções: a primeira mapeia a sociedade de risco e o pensamento econômico recente; esboça os fundamentos/premissas da sociedade bem como os paradigmas da educação. A segunda apresenta um levantamento sobre promoção/difusão da sustentabilidade na educação superior, destacando contexto, resultados e desafios. A terceira foca em sustentabilidade no ensino da administração e seus principais desafios. A última seção propõe três caminhos para integrar o tema da sustentabilidade no ensino da administração, competências para o desenvolvimento sustentável e finalmente, as implicações, obstáculos e as possibilidades de integrar a sustentabilidade no ensino da administração. O artigo dialoga com a literatura internacional mais recente e busca interessar os leitores sobre os principais desafios conceituais para educar indivíduos responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Pedro Roberto Jacobi, USP

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Professor da Faculdade de Educação e Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo

Emmanuel Raufflet, Internacional HEC Montréal

PhD em Gestãopela Faculdade de Gestãoda Universidade de McGill

Professor do Departamento de Gestão da Escola de Negócios Internacional HEC Montréal

Michelle Padovese de Arruda, USP

Mestranda em Ciência Ambiental pela Faculdade de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo

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Publicado

2011-03-18