Motivos para a criação de universidades corporativas – estudo de casos

Autores

  • Sylvia Constant Vergara Fundação Getúlio Vargas
  • David Ricardo Moreira Ramos Universidade Cândido Mendes

Resumo

As universidades corporativas apresentam-se como uma recente e importante estratégia das organizações, no sentido de potencializar o desenvolvimento de seus funcionários e assim contribuir para a criação ou manutenção de vantagem competitiva. Esse artigo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa de campo realizada em cinco empresas brasileiras líderes em seu ramo de negócio, que dispõem de uma universidade corporativa. Buscou-se identificar os motivos para a sua criação e suas formas de atuação, por meio de entrevistas realizadas com seus principais executivos. Como conclusão, os autores apontam que as universidades corporativas estudadas surgiram para cobrir lacunas percebidas nos tradicionais programas de treinamento e desenvolvimento, que utilizam, predominantemente, o tradicional método presencial de ensino, que têm, em geral, caráter doutrinário e que buscam alinhar suas práticas com a gestão por competências e a gestão do conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizado Contínuo; Caráter Doutrinário; Ensino Presencial; Ensino a Distância; Gestão do Conhecimento.

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Biografia do Autor

Sylvia Constant Vergara, Fundação Getúlio Vargas

Professora Titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

David Ricardo Moreira Ramos, Universidade Cândido Mendes

Professor da Universidade Cândido Mendes (RJ). Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Administrador pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2008-06-27

Edição

Seção

Apresentação