Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia de informação com o processo de desenvolvimento de produto

Autores

  • Enor José Tonolli, Jr Universidade de Caxias do Sul
  • Ângela Freitag Brodbeck UFRGS
  • Carlos Alberto Costa UCS

Palavras-chave:

Alinhamento, Estratégia, Produto, Desenvolvimento de produto, Tecnologia da informação

Resumo

O produto é a representação final das capacidades e competências de uma empresa na tentativa de converter ideias, conceitos e percepções em algo concreto. Portanto, desenvolver produtos constitui-se em uma tarefa complexa e decisiva para as empresas, requerendo definição de objetivos estratégicos e uso intensivo de tecnologias principalmente de tecnologia da informação (TI). Na busca por melhoria contínua e garantia da operação continuada e crescente de seus negócios, as organizações têm adotado técnicas de gestão cada vez mais sofisticadas, como a promoção de alinhamento estratégico (AE) entre este importante e crítico processo de negócio – desenvolvimento de produtos – com as tecnologias da informação disponíveis para suportar um processo que atenda ao dinamismo dos mercados. Por isso, este artigo explora as relações dos elementos de AE sob uma nova perspectiva, ou seja, compreender o AE entre negócio e TI dentro de um processo específico de negócio – o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) –, sob a ótica dos seguintes modelos de referência: desenvolvimento de produto de Rozenfeld et al. (2006), alinhamento estratégico de Henderson e Venkatraman (1993) e direcionadores estratégicos de Luftman, Lewis e Oldach (1993). Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso múltiplo em três empresas do setor industrial situadas no sul do país, cujos dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas, anotações e observações diretas. A técnica de mapas conceituais foi utilizada com o propósito de homogeneizar conceitos relacionados com AE e PDP entre os participantes de cada caso. Por meio de análise de conteúdo, categórica e da codificação de todos os dados qualitativos, foi possível identificar elementos de AE e suas relações, os quais podem interferir no ciclo do PDP. Os principais resultados mostram a existência de elementos de AE ao longo do PDP, intensidades variadas de relacionamento entre os elementos de AE e os do PDP, relações dependentes da escolha estratégica da empresa – ser líder ou seguidora – e o caráter estratégico ou operacional do PDP como sendo direcionado tanto por elementos de AE quanto por elementos de TI. Dada a não homegeneidade do AE nas diferentes fases do PDP, uma das principais contribuições desta pesquisa pode ser uma nova forma de avaliação da promoção de AE no PDP, bem como o seu desalinhamento, dentro das organizações.

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Biografia do Autor

Enor José Tonolli, Jr, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia daUniversidade de Caxias do Sul (UCS).

Ângela Freitag Brodbeck, UFRGS

Doutora em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Carlos Alberto Costa, UCS

Ph.D. em Manufacturing Engineering pela Wolfson School of Mechanical and Manufacturing Engineering da Loughborough University (Reino Unido). Professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

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Publicado

2011-11-10

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial