A Gestão e Reificação dos Homens do Mar

Autores

  • Francis Kanashiro Meneghetti Universidade Positivo
  • José Henrique de Faria Centro Universitário FAE

Palavras-chave:

Gestão, Pesca Artesanal, Reificação, Alienação, Trabalho

Resumo

O homem constitui-se como homem porque é capaz de produzir seus meios de sobrevivência, dentre os quais, o trabalho tem lugar central na constituição da sociedade. É por meio dele que os homens “dominam” a natureza e colocam-se na posição de senhores diante dela. A pesca artesanal pode ser considerada uma atividade “secundária” nos interesses de acumulação do capital e é justamente por isso que o estudo da comunidade dos pescadores artesanais da cidade de Matinhos, estado do Paraná, configura-se um dos locais privilegiados para se verificar como o trabalho (englobando a divisão do trabalho, a tecnologia e a forma de gestão) e a mercadoria (englobando a propriedade privada e o fetiche da mercadoria) se constituem nas múltiplas determinações do real e estão relacionadas ao processo de reificação social. Em suma, verificar-se-á que a reificação está relacionada ao trabalho alienado e que, apesar da tendência totalitária do sistema capitalista de produção, é possível identificar resistências em relação a esse processo de reificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francis Kanashiro Meneghetti, Universidade Positivo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Professor do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia e Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

José Henrique de Faria, Centro Universitário FAE

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA - USP).

Professor do Programa de Mestrado em Organizações e Desenvolvimento (PMOD) do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2012-05-28

Edição

Seção

Gestão Humana e Social