Estudo Longitudinal do Desenvolvimento da Comunicação em Diversas Economias Mundiais

Autores

  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

Marketing tecnológico, setor de telecomunicações, pesquisa longitudinal, desenvolvimento econômico.

Resumo

O desenvolvimento da comunicação de um país possui relações com o desenvolvimento econômico do mesmo, apresentando uma forma direta de avaliação estatística desenvolvido no decorrer dos anos por setores dedicados de pesquisa. Ainda não relacionados ou equacionados como fatores interligados, estes desenvolvimentos aparentam possuir conectividade, sendo um fator apontado como reflexo do outro, onde algumas literaturas demonstram que no desenvolvimento econômico de certos países, existe como resultado um aumento do desenvolvimento tecnológico, porém outras demonstram ou informam o contrário. Este artigo demonstra estas relações entre diferentes países, que foram escolhidos pela quantidade de informações disponíveis no mercado, além de suas posições de desenvolvimento global, apresentando o comportamento de forma direta com o crescimento ou decrescimento do uso das tecnologias de comunicação, como por exemplo, telefonia e internet. Neste trabalho valida-se os estudos e modelos quantitativos com dados de duas fontes mundiais dos dois setores citados; o International Telecommunications Union (ITU) e o World Bank.

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Biografia do Autor

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutor do Departamento de Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Bergamo na Itália.

Professor do Departamento de Mestrado em Administração (Pós-Graduação) do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Pesquisador da UNAMA.

Editor da Revista AOS.

Endereço Comercial: Avenida Alcindo Cacela, 287 Bloco E, 4º andar. Umarizal, Belém - PA - Brasil CEP 66060-902

 

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Publicado

2012-05-29

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial