A competitividade das universidades particulares à luz de uma visão baseada em recursos

Autores

  • Vânia Maria Jorge Nassif Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Darcy Mitiko Mori Hanashiro Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

A visão baseada em recursos defende que os recursos da organização constituem-se no principal determinante de vantagem competitiva sustentável. Assim, o objetivo da pesquisa é identificar as competências requeridas de docentes universitários de universidades privadas do Estado de São Paulo, como elemento primordial para elevar a competitividade destas instituições. As pesquisas qualitativa e quantitativa revelaram que a competência dos docentes não se evidencia como fator de competitividade. Os investimentos em infra-estrutura e preço de mensalidade constituem-se em uma vantagem competitiva. Esta visão é coerente com o papel operacional da área de RH destas instituições, que não desempenha ações para desenvolver as competências identificadas na pesquisa. A contratação de docentes baseia-se na titulação, no conhecimento da área de atuação e na experiência. As competências distintivas dos docentes deveriam ser foco de desenvolvimento primordial para constituir-se em fontes de vantagem competitiva sustentável para as universidades.

PALAVRAS-CHAVE Competitividade, Competência docente, Universidades Privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Coordenadora de Trabalho de Graduação Interdisciplinar e Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie Psicóloga, mestre em Educação e doutora em Administração de Empresas.

Darcy Mitiko Mori Hanashiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Adjunta do Curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Economista, mestre e doutora em Administração de Empresas.

Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Apresentação