O impacto dos valores organizacionais no estresse ocupacional: um estudo com professores de ensino médio

Autores

  • Karla Rejane Canova Universidade Católica de Brasília
  • Juliana Barreiros Porto Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Estresse ocupacional, valores organizacionais, professores de ensino médio, saúde no trabalho, cultura organizacional.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar o poder preditivo dos valores organizacionais sobre o nível de estresse ocupacional entre docentes do ensino médio. Utilizou-se a Escala de Estresse no Trabalho e o Inventário de Perfis dos Valores Organizacionais. Participaram da pesquisa 321 professores. A análise fatorial para Estresse apontou para dois fatores e o escalonamento multidimensional do Inventário de Valores Organizacionais apontou para 5 tipos motivacionais: Ética e Preocupação com a coletividade; Domínio, Prestígio e Realização;  Autonomia e Bem-estar; Conformidade; e Tradição. A regressão múltipla sugere que quanto mais o professor percebe valores organizacionais de Autonomia e Bem-estar e Ética e Preocupação com a coletividade menos ele relata estresse ocupacional. Atividades físicas e licenças médicas também apresentaram impacto. Conclui-se que os valores organizacionais influenciam significativamente no estresse ocupacional e que a gestão da cultura organizacional pode melhorar o nível de estresse.

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Biografia do Autor

Karla Rejane Canova, Universidade Católica de Brasília

Universidade Católica de Brasília

Juliana Barreiros Porto, Universidade Católica de Brasília

Doutorado em Psicologia pela
Universidade de Brasília, UNB, Brasil

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Publicado

2010-06-19

Edição

Seção

Gestão Humana e Social