A abordagem dramatúrgica e os métodos visuais de pesquisa: a observação do gerenciamento de impressões nas interações sociais

Autores

  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Auxiliadora Leal Correria Faculdade Integrada de Pernambuco

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal discutir o método dramatúrgico aliado aos métodos visuais de coleta de dados para o estudo do gerenciamento de impressões. Para tanto, a experiência de um estudo de campo é descrita e discutida. Argumenta-se que, na observação de atores sociais (indivíduos ou organizações) gerenciando impressões, a obtenção de dados por meio de fotografi as, fi lmes ou vídeos proporciona ao pesquisador poderoso registro das ações em tempo real. A abordagem da pesquisa foi qualitativa tanto para a coleta quanto para a análise dos dados. Apesar de os métodos visuais poderem consistir tanto de imagens estáticas (fotografi as) quanto de imagens em movimento (fi lmes e vídeos), com o propósito de interferir o mínimo possível na realidade observada, optou-se pela produção apenas de fotos dos ambientes físicos, sem a presença de membros da organização estudada. Para a realização das fotos, foi utilizada uma câmera digital. O nú - mero de imagens produzidas chegou a 95 fotografi as. Acredita-se que este trabalho conseguiu demonstrar algumas possibilidades metodológicas para a área de organizações ao abordar os métodos visuais de pesquisa, pois, apesar de bastante difundidos na antropologia visual e na sociologia visual, os métodos visuais apenas recentemente têm sido adotados nos estudos organizacionais. PALAVRAS-CHAVE Método dramatúrgico; Métodos visuais; Gerenciamento de impressões; Pesquisa qualitativa; Ambiente físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Professor Adjunto I da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Maria Auxiliadora Leal Correria, Faculdade Integrada de Pernambuco

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Professora da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe).

Publicado

2008-10-21