Análise dos direcionadores de valor em empresas brasileiras

Autores

  • Andson Braga de Aguiar FEA-USP
  • Renê Coppe Pimentel FEA-USP
  • Amaury Jose Rezende FEA-RP / USP
  • Luiz João Corrar FEA-USP

Palavras-chave:

Valor para o acionista, direcionadores de valor, lucro operacional, investimento em capital de giro, dados em painel

Resumo

Estratégias competitivas são formuladas e implementadas com a finalidade de gerar valor para o acionista. Este estudo pretende identificar e analisar os direcionadores de valor mais representativos para o conjunto de empresas incluídas na amostra e por setor – indústria, serviços e comércio. Utiliza-se a abordagem da geração de valor para o acionista (SVA) para a identificação dos potenciais direcionadores de valor de uma empresa. Na revisão da literatura, são descritas diferentes medidas de retorno que pretendem capturar a criação de valor e suas limitações; além disso, faz-se um detalhamento da abordagem SVA. Testa-se a hipótese de que não existem diferenças estatisticamente significantes entre os principais direcionadores de valor de empresas atuando em diferentes setores. Foram coletados dados referentes ao valor da empresa e aos direcionadores de valor no período de 2001-2005. Emprega-se a técnica estatística de dados em painel. Os resultados demonstram que os direcionadores de valor mais relevantes para o conjunto das empresas foram ‘Lucro Operacional’ e ‘Investimento em Capital de Giro’. Além disso, existem diferenças entre empresas atuando em diferentes setores – indústria e serviços – quanto aos principais direcionadores de valor; portanto, não foi possível confirmar a hipótese de pesquisa. A principal implicação desses resultados é que firmas atuando em diferentes setores enfatizam diferentes direcionadores de valor com a finalidade de gerar valor para o acionista. Este estudo contribui para a pesquisa em contabilidade sobre o tema ao identificar os principais direcionadores de valor por setor de atividades e, ainda, as diferenças quanto aos direcionadores de valor mais representativos entre os setores de atividade, sob uma abordagem quantitativa.

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Biografia do Autor

Andson Braga de Aguiar, FEA-USP

Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Renê Coppe Pimentel, FEA-USP

Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Pesquisador Sênior da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da Universidade de São Paulo

Amaury Jose Rezende, FEA-RP / USP

Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Professor Doutor Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Luiz João Corrar, FEA-USP

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e

Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

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Publicado

2010-06-07

Edição

Seção

Finanças Estratégicas