Fatores críticos de sucesso no processo de formação e desenvolvimento de consórcios de exportação no setor de confecções

Autores

  • Virginia do S. Motta Aguiar Universidade Estadual da Paraíba
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande
  • Geraldo Macial de Araújo Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Uma das principais características do atual ambiente de negócios e de gestão tem sido a atuação sob a forma de novos arranjos organizacionais, baseados na prática de princípios das redes sociais. Nesse contexto, os consórcios de exportação têm sido uma prática utilizada por pequenas e médias empresas como um mecanismo capaz de gerar maior competitividade empresarial. A partir dessas considerações, o presente artigo tem como objetivo identificar um conjunto de fatores que levam ao sucesso ou ao fracasso dos consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo de caso múltiplo entre duas experiências de consórcios de exportação no setor de confecções no Brasil, utilizando as técnicas da observação não-participante e realização de entrevistas com os empresários do setor e lideranças locais. Os resultados obtidos mostram que o sucesso em consórcios de exportação depende da existência de uma orientação estratégica com respeito à constituição de alianças e de uma forma mais dinâmica de governança, capazes de articular de forma coesa e harmoniosa todos os diversos integrantes, considerando as suas necessidades e interesses específicos.

Palavras-chave Competitividade; Estratégia; Consórcios de Exportação; Governança; Manufatura.

Downloads

Biografia do Autor

Virginia do S. Motta Aguiar, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa).

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Titular em Administração Geral da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Geraldo Macial de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2008-08-28

Edição

Seção

Apresentação