A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional – A experiência de três empresas australianas

Autores

  • Cláudia Bitencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

Tendo em vista o cenário competitivo e a necessidade de desenvolvimento gerencial para acompanhar e gerar as mudanças desejadas no ambiente organizacional, muitas empresas começam a repensar a gestão das competências. Nesse contexto, as tradicionais práticas de treinamento e desenvolvimento parecem não responder às novas demandas organizacionais. Este paper apresenta a Aprendizagem Organizacional como uma estratégia que busca viabilizar o desenvolvimento de competências gerenciais baseado nos princípios da interação, da articulação e da ênfase ao coletivo, característico dessa abordagem. A pesquisa de campo apresentada ilustra práticas organizacionais de três empresas australianas, enfatiza as questões da consciência coletiva representada através da iniciativa governamental e da formalidade e informalidade na gestão das competências gerenciais.

PALAVRAS-CHAVE Gestão de Competências, Aprendizagem Organizacional, Empresas Australianas.

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Biografia do Autor

Cláudia Bitencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora Adjunta em Administração de Recursos Humanos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos Doutora em Administração – Recursos Humanos

Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Apresentação