Os efeitos da produtividade e escala no desempenho financeiro das empresas de Tecnologia de Informação

Autores

  • Luiz Artur Ledur Brito Fundação Getulio Vargas
  • Fernando Coelho Martins Ferreira Universidade Presbiteriano Mackenzie

Resumo

As empresas da nova economia são realmente diferentes? Este trabalho tem como objetivo investigar a estrutura de variabilidade do desempenho financeiro das empresas de tecnologia de informação (TI) no Brasil e determinar a relação entre o desempenho financeiro e dois fatores específicos à empresa: economias de escala e produtividade. Foram utilizados dados secundários sobre as duzentas maiores firmas de TI do Brasil nos anos de 2000 a 2004. A análise utilizou as técnicas de componentes de variância e regressão múltipla. A estrutura de variabilidade do desempenho foi muito similar às empresas de outros setores, indicando uma predominância do efeito empresa individual e limitados efeitos ano e setor. Esses achados podem levantar um questionamento sobre a “distinção” da nova economia. Os resultados também indicaram um efeito significativo da produtividade sobre o desempenho, mas o mesmo não se observa na escala. Discute-se a significância prática da relação entre produtividade e desempenho. Palavras-chave Nova economia; Tecnologia de informação; Produtividade; Escala; Desempenho financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Artur Ledur Brito, Fundação Getulio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Professor Adjunto da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV).

Fernando Coelho Martins Ferreira, Universidade Presbiteriano Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Professor Assistente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (UPM).

Publicado

2008-08-28

Edição

Seção

Apresentação