Um estudo sobre as ações sociais no setor varejista no Brasil

Autores

  • Francisco José da Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Rubens da Costa Santo Fundação Instituto de Administração

Resumo

A finalidade deste artigo é analisar as ações sociais empreendidas por empresas varejistas brasileiras. O estudo é justificado pela necessidade de se ter uma avaliação das ações dessa natureza, uma vez que nos últimos quinze anos muitas companhias de varejo têm buscado desenvolver iniciativas sociais. Foi feita uma pesquisa empírica, a partir do banco de dados disponibilizado pelo Centro de Excelência no Varejo, da Fundação Getulio Vargas. Para avaliar os dados, procedeu-se a uma adaptação do modelo de James Austin (2000). A análise dos dados foi predominantemente exploratória e envolveu análise descritiva, análise fatorial e de cluster. Realizou-se também a análise cruzada dos clusters gerados com algumas das variáveis. Os resultados indicaram um relacionamento forte entre o valor social e econômico gerado pelas ações das companhias e das características relacionadas a porte e parcerias desenvolvidas, e pela amplitude geográfica das ações.

Palavras-chave Responsabilidade socioambiental; Ações sociais e ambientais; Empresas varejistas; Valor econômico; Valor social e ambiental.

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Biografia do Autor

Francisco José da Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo/Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Professor e Pesquisador da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Rubens da Costa Santo, Fundação Instituto de Administração

PhD em Marketing pela The University of Texas, Estados Unidos. Professor Doutor da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Publicado

2008-08-28

Edição

Seção

Apresentação