Development of an indicator of propensity to energy commercial losses using GEOSPATIAL statistical techniques and socio-economic data: the case of AES ELETROPAULO
Palavras-chave:
Gestão de operações, Distribuição de energia, Gestão de perdas, Geographically weighted regression, Vulnerabilidade social.Resumo
Dada a crescente importância da integração de indicadores de marketing e operações para melhorar o desempenho empresarial, e a disponibilidade de sofisticadas técnicas de Estatística Espacial, este trabalho desenvolve um indicador de propensão a perdas comerciais de energia. Gestão de perdas é um tema estratégico para as empresas de distribuição de energia, em particular para a AES Eletropaulo. Nesse contexto, os objetivos deste trabalho são: (i) apropriar modelos espaciais auto-regressivos e a geographically weighted regression (GWR – regressão ponderada geograficamente) para medir a influência cultural da vizinhança no comportamento do cliente no ato da fraude de energia; (ii) substituir as áreas de cobertura de favela por um índice regional de vulnerabilidade social; e (iii) associar a perda de energia com indicadores de satisfação de clientes, em uma abordagem espaço-temporal. Técnicas de regressão espacial são revisadas, seguidas por uma discussão sobre a vulnerabilidade social e os indicadores de satisfação do cliente. Os dados operacionais obtidos a partir de sistemas de informação geográfica da AES Eletropaulo foram combinados com dados secundários a fim de gerar modelos preditivos de regressão, com a perda de energia como variável resposta. Os resultados mostram que a incorporação de dados sociais e de mercado sobre os clientes contribuem substancialmente para explicar a perda de energia - o coeficiente de determinação dos modelos de regressão aumentou de 17,76% para 63,29%, quando comparados o modelo mais simples e o mais complexo. São apresentadas sugestões para trabalhos futuros e discutidas oportunidades para a replicação da metodologia em contextos comparáveis.
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