Development of an indicator of propensity to energy commercial losses using GEOSPATIAL statistical techniques and socio-economic data: the case of AES ELETROPAULO

Autores

  • Eduardo Francisco Fundação Getulio Vargas
  • Eduardo Bortotti Fagundes Fundação Getulio Vargas
  • Mateus Canniatti Ponchio Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Felipe Zambaldi Faculdade de Engenharia Industrial

Palavras-chave:

Gestão de operações, Distribuição de energia, Gestão de perdas, Geographically weighted regression, Vulnerabilidade social.

Resumo

Dada a crescente importância da integração de indicadores de marketing e operações para melhorar o desempenho empresarial, e a disponibilidade de sofisticadas técnicas de Estatística Espacial, este trabalho desenvolve um indicador de propensão a perdas comerciais de energia. Gestão de perdas é um tema estratégico para as empresas de distribuição de energia, em particular para a AES Eletropaulo. Nesse contexto, os objetivos deste trabalho são: (i) apropriar modelos espaciais auto-regressivos e a geographically weighted regression (GWR – regressão ponderada geograficamente) para medir a influência cultural da vizinhança no comportamento do cliente no ato da fraude de energia; (ii) substituir as áreas de cobertura de favela por um índice regional de vulnerabilidade social; e (iii) associar a perda de energia com indicadores de satisfação de clientes, em uma abordagem espaço-temporal. Técnicas de regressão espacial são revisadas, seguidas por uma discussão sobre a vulnerabilidade social e os indicadores de satisfação do cliente. Os dados operacionais obtidos a partir de sistemas de informação geográfica da AES Eletropaulo foram combinados com dados secundários a fim de gerar modelos preditivos de regressão, com a perda de energia como variável resposta. Os resultados mostram que a incorporação de dados sociais e de mercado sobre os clientes contribuem substancialmente para explicar a perda de energia - o coeficiente de determinação dos modelos de regressão aumentou de 17,76% para 63,29%, quando comparados o modelo mais simples e o mais complexo. São apresentadas sugestões para trabalhos futuros e discutidas oportunidades para a replicação da metodologia em contextos comparáveis.

 

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Biografia do Autor

Eduardo Francisco, Fundação Getulio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (FGV). Especialista em Estratégias de Marketing da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.

Eduardo Bortotti Fagundes, Fundação Getulio Vargas

MBA em Gestão Empresarial pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas (FGV). Analista de Perdas do Departamento de Projeto de Pesquisas da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.

Mateus Canniatti Ponchio, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Felipe Zambaldi, Faculdade de Engenharia Industrial

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Professor do Programa de Mestrado em Administração da FElI.

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Publicado

2010-05-14

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial